Prefeito Mário Hildebrandt deve decidir sobre Oktoberfest 2021 até semana que vem

Imagem: Smart Filmes

É uma sinuca de bico daquelas. Mas o fato é que até o dia 15 de julho o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) deve decidir se terá ou não Oktoberfest este ano. Ou mesmo prorrogar a decisão, como querem os empresários ligados ao trade turístico.

15 de julho, quinta-feira da semana que vem, é o prazo limite que os responsáveis pelo evento  que mais movimenta a economia da cidade num só período do ano entendem para a realização da festa como todos a conhecem, com a nova responsabilidade de garantir protocolos sanitários mínimos para receber os visitantes. Seriam menos de três meses para o início, marcado para o dia 6 de outubro.

Mas a decisão é do prefeito. Conversei com uma pessoa ligada a ele que me disse “o prefeito tem feito tudo certinho neste combate ao Coronavírus e daqui a pouco toma uma decisão que pode colocar todo o trabalho desenvolvido até aqui por água abaixo.”

E para piorar é na Vila Germânica onde estão instaladas, de forma emergencial, a Central de Atendimentos de Casos Suspeitos de Coronavírus e a Central de Vacinação, nos setores 3 e 1. Em caso de festa, elas teriam que ser transferidas de local.

Esta é a sinuca. O cenário incerto, ainda com as vacinas não andando na velocidade devida, não dão segurança para a tomada de decisão. Nesta segunda, 5 de julho, o número de casos ativos voltou a crescer – 208 -, mas não na projeção estimada feita há duas semanas, onde  os números eram piores. Mas o sinal de alerta permanece ligado.

A Prefeitura estima que, anualmente, a Oktoberfest Blumenau injete cerca de R$ 240 milhões na economia local, movimentando mais de 60 segmentos, gerando por volta de  seis mil empregos diretos e indiretos. Para se ter uma ideia, mais de mil músicos se apresentam nos palcos do Parque Vila Germânica.

O turismo é um dos setores mais atingidos pela pandemia e a Oktoberfest projeta o nome de Blumenau mundialmente.  A decisão que vier do prefeito vai repercutir em todo o planeta, com prós e contras.

E você, o que acha?

1 Comentário

  1. Parece piada o prefeito estar em dúvida entre saúde ou festa. É inegável que a Oktoberfest gera renda município, mas neste momento da história, não devemos sequer cogitar a realização da Oktoberfest no município. Se até a Alemanha, que já tem índice de vacinação de 40% da população, cancelou a sua Oktoberfest, por que nós, com apenas 13% de vacinados, ainda temos dúvidas em relação ao que fazer?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*