Blumenau emprendedora

Foto: Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau

Se não vemos grandes obras por parte da administração Napoleão Bernardes, existem avanços importantes em alguns setores, como é o caso daquele que trata da burocracia para empresas, desde o microempreendedor individual até a grande. Desde a última semana de junho funciona  no Shopping Park Europeu a Praça do Empreendedor , que reúne uma série de serviços num mesmo lugar, agilizando e muito a vida de quem tem um negócio próprio. Estive lá como empreendedor , por conta do Informe Blumenau, e fiquei surpreso com que vi e por isso compartilho agora.

Foto: Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau
Foto: Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau

A Praça é coordenada por Ivo Dickmann, com bastante experiência em administração, gestão pública e empreendedorismo. Ele me conta que o prazo para se abrir uma empresa hoje em Blumenau é de três dias e o objetivo, em breve, é fazer isso em no máximo quatro horas. Até pouco tempo atrás o prazo chegava a 30 dias. “Estamos ajudando a desburocratizar a cidade e dar dinamismo a economia blumenauense”, afirma Dickmann.

Doa dia 23 de junho até 6 de outubro, em 75 dias úteis trabalhados, foram atendidas 9.254 pessoas e 1.400 empresas abertas. Mais de cinco mil processos foram efetuados, desde consultas, registro de novos empreendimentos, renovações, regularizações, etc.

A Praça do Empreendedor está virando modelo para outras cidades. O Sebrae nacional se interessou pela iniciativa e estudar divulgar para outros locais do país. E em breve vem novidade por aí. Em novembro deve ser lançado o projeto Blumenau Empreendedora, com o objetivo de promover cursos e atualizações nos bairros, em uma parceria com o Sebrae.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta