Paciente que foi à formatura do filho recebe alta hospitalar

Foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI

O paciente que saiu da UTI para ir até a formatura do filho, em fevereiro deste ano, recebeu alta nesta quarta-feira, após quatro meses sob cuidados médicos no Hospital Santa Isabel. A alegria no rosto da esposa do paciente era visível: “Estava criando raízes aqui já”, disse o paciente em brincadeira. Ele deu entrada na unidade dia 10 de dezembro.

Hoje, foi homenageado pelos profissionais que cuidaram dele durante o período de internação: equipe da UTI, equipe da Unidade Nossa Senhora das Graças, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e residentes de Neurologia. Ao ser questionado pela Psicóloga Ana Claudia Vronski qual seria a primeira coisa que faria ao chegar em casa, prontamente respondeu: “abraçar meus netos e organizar a Páscoa com a busca pelos ovinhos”.

Ações como esta tornam os cuidados hospitalares mais humanizados, proporcionando ao paciente momentos que vão além da rotina hospitalar. Se alguma coisa importa para o paciente, então também importa para o Hospital Santa Isabel.

Relembre o caso

Por meio do projeto “O que Importa para Você?”, foi questionado ao paciente o que importava para ele. A resposta foi: “assistir a formatura do filho”. Para conceder esse desejo, o paciente foi levado ao Teatro Carlos Gomes, acompanhado da equipe da UTI, médicos, enfermeiros, psicóloga e fisioterapeutas, que contribuíram na organização dessa saída. Na ocasião, o Serviço de Psicologia do Hospital Santa Isabel entrou em contato com a comissão de formatura que fez a ponte entre o HSI e a empresa organizadora da colação de grau. Eles prepararam um camarote especial, para que o homem sob os cuidados médicos pudesse ficar mais à vontade.

Ele foi levado até o Teatro Carlos Gomes de ambulância. Lá pode ver, além da colação de grau do filho, outros membros da família. No camarote, quando chegou o momento do filho colar o grau, com muita emoção nos olhos o paciente aplaudiu. Durante a cerimônia, o formando sai do seu lugar de destaque e vai até o camarote, ao encontro do pai. Neste momento o paciente lhe entrega um presente: o anel de formatura.

O que importa para você?

“O que importa para você?” é uma ação realizada pelo instituto norte-americano Healthcare Improvement, desde 2010. O objetivo é aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, ouvindo o paciente e realizando o que realmente importa. Os profissionais se esforçam, na medida do possível, a realizar algum desejo do paciente, seja comer uma pizza ou ir até a formatura do filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*