Opinião | Quem são os candidatos?

Imagem: reprodução

Neste domingo, dia 2, acontece a eleição. Boa parte das pessoas sabe que tem uma eleição presidenciável, mas não faz a menor ideia de que o voto será também para mais quatro pessoas de cargos diferentes. Vai ter gente catando colinha do chão no domingo pra votar, pode ter certeza. Essa última semana, como toda última semana de campanha, é decisiva para os indecisos e os que não nem sequer conhecem os candidatos. Perdi a conta de quantas pessoas conversei e quantas me perguntaram “quem são os candidatos?”, mas em seguida já completava “só escolhi o presidente até agora”.

Se criou na cabeça da população que o presidente é o líder máximo do Estado. Tá, ele “é”. Embora nosso sistema seja o presidencialismo é o parlamento que tem o poder de fiscalizar e ser um equilíbrio aos atos do Executivo. Então, eu digo, o mais importante você deixa pra escolher e avaliar por último com risco de errar ou não saber? O primeiro passo seria definir quem vai ficar lá no Congresso Nacional, que vai tomar grandes decisões que afetam não só a economia, mas a educação, saúde e toda a nossa vida.

A conta de Santa Catarina é a seguinte. Lá na Câmara dos Deputados são 16 vagas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa eleição o estado tem 314 nomes concorrendo ao pleito. Já no Senado Federal, que este ano é uma vaga, nove a pleiteiam. Ainda, na Assembleia Legislativa são 40 deputados estaduais. O número de candidatos este ano? 596 pessoas disputando! Por fim, o cargo de governador são dez homens para uma vaga.

Se acontecer como 2018, de votar cabo a rabo um tal número, sabemos o risco que corremos. Sofremos durante quatro anos com diversos políticos (as) em cargos no Congresso e na Assembleia Legislativa que não sabem ainda o que fazem por lá. Uns estampando os jornais por conta de corrupção, outros nem saíram dos gabinetes e muito menos frequentaram as cidades que receberam votos.

Parte da galera do oba-oba preferiu ficar mesmo no oba-oba de qualquer pauta que estivesse em alta na internet que não trouxe nenhum debate sadio ou resultados para a população. O que buscavam era popularidade, curtidas nas redes sociais e prolongamento dos mandatos. Então eu questiono, desses mais de 900 candidatos em Santa Catarina para o total de 58 vagas… você realmente só está preocupado com o presidente da república? Ainda dá tempo de pensar!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*