Opinião: pesquisa de mercado para negócios inovadores

Foto: reprodução internet

Resultado de imagem para Janine Kuroski Por Janine Kuroski – especialista em marketing e diretora da AskNew

Pensar em novas estratégias de mercado e tomar decisões para o próximo ano exige planejamento. Por isso, as empresas costumam dar início nestas ações ainda no segundo semestre, para que tenham tempo hábil de colocar tudo em prática.

Neste momento, é necessário ter em mente o quanto a pesquisa de mercado pode ser uma aliada importante dos negócios, auxiliando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais confiável, com dados personalizados e adequados para o negócio. Ela auxilia a organização a traçar estratégias para o sucesso, auxiliando a identificar os problemas e enxergando as oportunidades que o mercado proporciona.

Apesar do excesso de informações disponíveis em todos os lugares nos dias de hoje, nem tudo que está pronto para ser utilizado será exatamente sobre o seu mercado e o seu cliente. Apenas um estudo exclusivo e privativo pode proporcionar um diferencial competitivo para as organizações, sejam novos projetos ou marcas consolidadas. Existem diversas metodologias para atender aos diferentes objetivos de pesquisa de mercado, como identificar tendências do setor, testar novas ideias, produtos, serviços, posicionamentos, campanhas, compreender a imagem de uma marca e dos concorrentes, bem como a participação de mercado, medir a satisfação dos clientes, seja no mercado B2B ou B2C, validar a demanda de mercado para startup’s ou outros novos negócios.

O dinamismo do mercado permite que projetos de pesquisa personalizados sejam preparados no mesmo dia, sem custo para o possível contratante. Se aprovado, parte-se para o planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização da pesquisa propriamente, que com a evolução das ferramentas permitem uma finalização  mais ágil, em torno de 20 dias em média.

O que é importante ressaltar é que diversos métodos de pesquisa presentes no mercado hoje são muito eficazes, trazem resultados e insights fundamentais para o sucesso da empresa. Já se foi o tempo em que as pesquisas eram demoradas e caras, elas podem e devem participar da rotina de decisões das empresas, mas não apenas em tempos de plano de negócio, validação de projetos ou planejamento estratégico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta