Opinião: o que é preciso para manter uma ONG?

Foto: divulgação

Por Sidnei Donizete da Silva – voluntário da Casa de Apoio

Quando nos dedicamos a uma causa, todo esforço vale a pena no momento em que vemos os resultados. No entanto, se estivermos sozinhos nada é possível. Poucos sabem, mas uma Organização Não Governamental (ONG) precisa de recursos próprios para sua manutenção. O valor e a doação de tempo são essenciais para viabilizar os trabalhos, mas o apoio financeiro é imprescindível para dar continuidade a eles.

Na Casa de Apoio, desde 2003, garantimos o tratamento oncológico de crianças de Blumenau e região. Já são 16 anos ao lado de pais e pequenos com histórias incríveis. Hoje, temos 72 pacientes com câncer infantil e síndromes raras. E esse trabalho não aconteceria se não tivéssemos o auxílio da comunidade, que contribui conosco de diversas formas. No pedágio anual, com a compra de ingressos para eventos e feiras que fazemos esporadicamente, além de rifas com prêmios cedidos por empresas da região, bazares e outros eventos abertos ao público.

Somos 16 profissionais e voluntários que doam seu tempo, amor e dedicação em prol de pequenos anjos que lutam pela vida. É um trabalho delicado que envolve além de fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicopedagoga, psicóloga e assistente social, a compra de medicamentos e manutenção de aparelhos que possibilitem um atendimento de excelência para as crianças. Temos planos de construir uma nova sede para que possamos acolher ainda mais pacientes. E para continuar prestando serviços de qualidade gratuitamente, toda a ajuda é bem-vinda.

Diariamente lidamos com perdas, mas também com evoluções que nos enchem os olhos de lágrimas. Cada passo é importante quando se trata da vida das crianças. E engana-se quem pensa que somente elas que estão em tratamento. É toda a família que sofre ao lado do filho e vibra junto com as melhoras, por menores que sejam.

Visite as ONGs da região. Conheça o trabalho voluntário, acompanhe o uso dos recursos doados e faça parte dessa corrente do bem. Você, assim como eu e todos que estão envolvidos com o projeto, certamente irá se apaixonar pela causa. Estamos em Blumenau, no bairro Ponta Aguda, de portas abertas à comunidade.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio, localizada em Blumenau (SC), atende 72 crianças do Vale do Itajaí com câncer e síndromes raras, sendo a única a única instituição do município a auxiliar no tratamento oncológico infantil. Serviços como fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia e psicologia são oferecidos no local. É uma entidade privada mantida através da gestão de empresários voluntários e auxílio da comunidade. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*