Em algumas colunas que já escrevi para este periódico, tenho relatado com dados e argumentos de formação, como o estado de Santa Catarina consegue, mesmo com suas dificuldades e problemas, se sobressair nos indicadores sociais e econômicos em relação a maioria das demais unidades da federação do Brasil. A liberdade econômica, descentralização, o espírito empreendedor e inovador para superar adversidades, são marcas da história do povo catarinense que construíram a sua realidade.
A territorialização de Santa Catarina, conforme citado em exposições anteriores, é o espelho da sua imigração, assim como a diversidade cultural, os hábitos trazidos por estes colonos imigrantes, propiciaram ao estado um modelo de diversificação econômica por região, não centralizando na capital as riquezas e sim distribuindo. A distribuição da produção com diversidade de segmentos por todo o território, pautada historicamente pela liberdade econômica, livre iniciativa e a consequente mobilidade social, fez com que surgissem muitos empreendimentos de áreas distintas em todas as regiões do estado.
A consequência do cenário apontado no parágrafo anterior foi a geração de oportunidades de trabalho de forma diversificada. Um exemplo está no sul do estado, pequenas friambrerias de imigrantes italianos, que aportaram no estado como muitos imigrantes e migrantes de hoje, em busca de oportunidades, acabaram criando gigantes do segmento de redes de supermercados, caso de Angeloni e Giassi, presentes em várias regiões do estado e em unidades da federação vizinhas.
Outro aspecto relevante e que denota a diferenciação do nosso estado em relação a muitas regiões brasileiras, são os dados do fluxo migratório interno do país, aonde Santa Catarina acolhe o maior número de irmãos brasileiros aonde as políticas públicas os excluem e eles percebem que a economia mais inclusiva do nosso estado, oportuniza a mobilidade social. Dados do IBGE de 2022 mostram que Santa Catarina é o estado que mais recebe migrantes de outros estados para morar e obter oportunidades: cerca de 354.000 pessoas neste último levantamento. Um exemplo tácito dessa inclusão está nas instituições citadas acima, acolhendo através de oportunidade profissional, muitos compatriotas do norte e nordeste.
Diversas narrativas pejorativas em relação ao estado catarinense são lançadas com frequência por pessoas que não conhecem e ou ignoram essa realidade para poder sustentar narrativas falsas, as quais só prejudicam a convivência entre brasileiros. O que ocorre é que com base na história e no que acontece na prática, Santa Catarina tem desmistificado muitas narrativas lançadas por pessoas que não percebem estar no fundo defendendo justamente aqueles que os prejudicam.
Prof. Leonardo Furtado, doutor em Desenvolvimento Regional






Realmente Santa Catarina é modelo , estado com um dos maiores ciclos migratórios, de pessoas oriundas dos estados da federação .
Quanto as narrativas contrárias , não nos preocupam, pois sabemos bem o que é jogar xadrez com pombos .