Opinião: as frutas do verão

Com a chegada do calor em nossa região, estar hidratado, se refrescar e se manter saudável é sempre a melhor opção. A ingestão de frutas auxilia na hidratação e refrescância, além dos benefícios que elas proporcionam à saúde.

A ingestão de frutas sempre nos proporciona uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, são excelentes opções de alimento com fibras.

Hoje vou tratar de duas frutas abundantes no nosso verão e de seus benefícios: o abacaxi e a melancia.

Essas duas frutas são opções práticas e que combinam com a estação. Podem ser consumidas de várias formas, como sucos, saladas, sobremesas, assadas e in natura.

Elas têm alto valor de potássio, que participa do metabolismo de carboidratos e ajuda a diminuir câimbras em atletas, entre outras funções e benefícios.

Melancia

Consumir uma boa fatia de melancia pode se tornar uma maravilhosa experiência.

Sua estrutura nutricional é composta por cerca de 90% de água e 5% de açúcar, sendo ainda recheada de nutrientes, como potássio, ferro, zinco, magnésio, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, a melancia possui pouquíssimas calorias – o equivalente a 30 kcal a cada 100 gramas.

Inclusive, pode ser consumida para auxiliar no fluxo diurético.

Suas sementes, quando moídas, podem ser usadas como um diurético herbáceo e também como um limpador de rins.

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta com casca dura e “espinhos” mas com uma polpa fibrosa e suculenta. A fruta refresca, hidrata e auxilia na digestão. Contém uma substância funcional que se chama bromelina que ajuda na quebra e na digestão de proteínas.

Você também encontra no abacaxi nutrientes, como a vitamina A, boa para a visão, e a B, que favorece o sistema nervoso. Ingeri-la como sobremesa após as refeições é uma boa opção.

Outros componentes importantes são o magnésio, que ajuda a relaxar, o ferro que dá energia e pode prevenir anemia, também possui vitamina C, que melhora nossa sistema imunológico.

Sua estrutura possui 80% de água, o que facilita a hidratação do corpo. E possui em média 48 kcal a cada 100 gramas.

O consumo de frutas sempre nos traz benefícios saúde, nos mantem hidratados e prontos para enfrentar o calor da nossa cidade.

Manter-se hidratado e saudável não poderia ser mais saboroso.

Bom apetite!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta