Opinião: 20 de novembro, dia de ter Consciência!

Foto: reprodução

O dia 20 de novembro é lembrado pela morte de Zumbi dos Palmares, um dos ícones mais importantes na história contra a escravidão negra no Brasil. Uma escravidão cruel, com mais de 5 milhões de negras e negros, durante mais de 350 anos. Infelizmente com a assinatura da abolição depois de muita luta, temos nos dias atuais a herança perversa dessa aberração, que é o RACISMO.

Hoje as negras e negros ainda são minorias nos principais postos de comando em empresas, não temos representação política igualitária, nossos salários ainda são 40% menor se comparados com os brancos. Mas somos 70% da massa carcerária. Por dia, são 63 mortes violentas de negros. Se o problema for social como alguns colocam, somos mais da metade da população que vive em estado de vulnerabilidade.

O que queremos no dia da consciência negra é que as brancas e brancos tenham consciência de que não basta ser somente contra o racismo, é preciso combatê-lo, daí a importância do dia da consciência branca também, pois entender os privilégios históricos dos brancos em relação aos negros é o caminho para uma igualdade efetiva e fraterna.

1 Comentário

  1. Penso que todos são iguais , independente da cor da pele .
    Joaquim Barbosa é negro e foi presidente do STF , não vejo a cor da pele como dificuldade para nada , talvez a dificuldade esteja em outros pontos , mas não na cor da pele, pois temos muitos negros que são referencias no esporte , na mídia , na advogacia , na política, na industria e em tantos outros segmentos .

Deixe uma resposta