O que se quer para o aeroporto regional de Blumenau no Conversa na Rede

Até o final do ano, a Prefeitura de Blumenau deverá receber os R$ 4 milhões do Governo do Estado para o balizamento noturno e o muramento do aeroporto regional de Blumenau, conhecido como Quero Quero. Em outra frente, o prefeito Mário Hildebrandt tenta junto ao Governo Federal recursos para garantir o recapeamento da pista.

Ou seja, as melhorias necessárias estão a caminho.

A reflexão é. Vale a pena o investimento, com recursos públicos?

São muitos aspectos a serem observados. O Quero Quero é a base do helicóptero Arcanjo e Blumenau referência nacional no transplante de órgãos, dois serviços vitais que só podem ser feitos hoje com a luz do dia.

O local sedia também um dos aeroclubes mais antigos do país, que forma profissionais que vem de toda parte do Brasil.

Além da questão econômica, com os aviões de empresários e a possibilidade de trazer vôos regionais de grandes companhias de aviação.

Sobre estes aspectos, o programa desta quinta-feira, 19h, ao vivo nas redes sociais, quer fazer a reflexão.

Participam o presidente do Seterb, Éder Boron, o presidente do Comitê Prol Aeroporto, empresário Andrey Tomazi e o coordenador deste comitê, Advogado César Wolff.

Participe desta discussão, tire suas dúvidas e deixe sua opinião.

1 Comentário

  1. QUERO-QUERO!!

    Aeroporto regional moderno, atual e Básico deve atender sem restrições operacionais e com boa margem de segurança as atuais aeronaves turboélices de 70 lugares e a nova geração de turboélices de 90 lugares que já começam a chegar ao mercado, atendendo com eficiência as cidades médias.

    Dentre outras benfeitorias, a pista Mínima deve ser de 1.650m de comprimento por 45m de largura (1.650 x 45m) e resistência do piso para suportar 37 toneladas.

    Atualmente balizamento noturno é de LED via energia solar por questões de modernidade e praticidade. Não se instala mais os antigos equipamentos de alta voltagem, porque esses custam mais, requerem técnicos especializados e tem durabilidade inferior, além de apresentarem conta mensal de energia elétrica. Uma lâmpada de alta voltagem dura 6 meses de uso, já as lâmpadas de Led solar 5 anos.
    As luzes de cabeceira PAPI devem ser instaladas em conjunto com o balizamento noturno, também são de Led energia solar. O custo da instalação do sistema de balizamento de alta voltagem é largamente superior ao custo do sistema de Led + Papi via energia solar.

    Aeródromo opera voo visual. Aeroporto opera voo por instrumento GPS. Com a constante atualização e sofisticação do uso do GPS em pousos e aproximação cada vez mais baixo com teto e visibilidade restrita é fundamentalmente um dos motivos que se abandonou a construção de pista com somente 30m de largura para o voo por instrumento. A pista de 45m de largura permite operações com vento lateral forte e apresenta maior visibilidade durante o pouso, já a pista de apenas 30m fica “escondida” durante visibilidade restrita e outros fatores meteorológicos restritivos. Saudações,

    Aeroporto Regional Básico = 1.650 x 45m + 37t + Balizamento Led Solar + Papi + GPS

Deixe uma resposta