O que o secretário de Estado da Saúde veio fazer em Blumenau

Foto: Marcelo Martins

Na tarde desta quinta-feira, dia 18, o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve em Blumenau, numa visita marcada de um dia para outro, logo depois de instalar uma espécie de comitê de crise em Chapecó, pelo colapso do sistema hospitalar na região oeste de Santa Catarina.

Ele reuniu-se com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), participou de entrevista coletiva no salão nobre e foi ver de perto a estrutura dos hospitais da cidade. Com base nos indicadores de Chapecó e agora da Grande Florianópolis, André Ribeiro antecipa-se e veio afinar com Blumenau para ser a válvula de escape para receber pacientes com Covid.

O secretário não fez aceno para Blumenau e região. Ouviu as demandas, em especial com relação a vacina, mas com pouco poder de decisão pois a falta é por conta do atraso do Governo Federal. E fez o discurso da prevenção, com uso de máscara, higiene e distanciamento.

A visita mostra mudanças na relação política/institucional entre o Município e o Estado. O prefeito Mário Hildebrandt chegou a dizer que no enfrentamento da pandemia houve um momento antes e um depois do secretário André, que assumiu no lugar de Helton Zeferino. “Recebemos apoio nos momentos mais críticos, como em 2020 quando ampliamos o número de leitos para 94 UTIs na cidade. Agora, o secretário reafirmou sua disposição em atender a cidade”, afirmou Hildebrandt.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*