O prefeito TikTok

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) está no TikTok, uma rede social de vídeos curtos que ganha cada dia que passa mais adeptos e suplanta, em muitos momentos, redes tradicionais como Facebook, Instagram e Youtube. Dados de 2023 apontam que há  mais de 82 milhões de usuários no Brasil, país que ocupa o terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos e Indonésia.

Criada, como todas as outras, como uma ferramenta de interação, com brincadeiras e atividades descontraídas, ganhou corpo na política com muitas lideranças migrando também para lá, para buscar chegar principalmente no publico mais jovem. Dados indicam que o principal consumidor do TikTok no Brasil são jovens da geração Z, com 41% dos usuários entre 16 e 24 anos.

Mário é um político tradicional, nascido em uma cidade pequena do Alto Vale do Itajaí e tem apreendido a lidar com as redes sociais como poucos. Foi um dos primeiros a perceber o potencial de comunicação das “lives” durante a pandemia, informando a população e praticamente triplicando o número de seguidores no Facebook.

Está cercado de jornalistas e assessores jovens, conectados e que buscam entender as ferramentas trazidas pelas redes sociais para divulgar ações de Governo e, por consequência, a imagem do gestor. Mas, curiosamente, a iniciativa de entrar para o TikTok foi do próprio prefeito, que de tanto insistir, convenceu sua equipe. Seu primeiro vídeo foi a despedida dos atletas que vão representar Blumenau nos Parajesc, em Itajaí.

“Venci a equipe pelo cansaço e agora estamos também no TikTok ! Segue lá! Não vai ter dancinha (alemão tem quadril duro demais pra isso), mas vai ter histórias muito legais e ações pela cidade”, escreveu em suas redes sociais ao anunciar a novidade.

Um exemplo de bom uso do TikTok por políticos vem de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto (Republicanos), que assumiu em abril do ano passado – no lugar de Gean Loureiro (União), que se candidatou ao Governo – e já tem mais de 82 mil seguidores. Vale a pena conferir.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*