O bom trabalho da Praça do Empreendedor de Blumenau

Foto: PMB

A Praça do Empreendedor é um dos bons acertos da administração Napoleão Bernardes (PSDB), um compromisso assumido pelo então candidato em 2012 com as entidades empresariais que virou realidade.

Ao longo de 2017, a Praça do Empreendedor realizou 90 mil atendimentos e viabilizou a abertura de 3.550 empresas, beneficiando 4.694 trabalhadores do município. Os dados incluem os atendimentos prestados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), também instalada no local.

O atendimento da Praça, localizada no shopping Park Europeu, ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e é voltado principalmente para as empresas, incluindo a alteração de informações e formalização de novos estabelecimentos.

Em 2017, o espaço de atendimento foi ampliado e passou a contar com mais de 200 metros quadrados de área. Além disso, uma parceria firmada com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) possibilitará o acesso do público a serviços de protocolo, análise e orientação relacionados a processos ambientais na Praça do Empreendedor.

Outra novidade já em uso no local é o totem de autoatendimento do Sebrae. O equipamento está à disposição para consultas sobre agendas de cursos, formalização e impressão de guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e Declaração Anual do microempreendedor individual (MEI), entre outros serviços.

Em conjunto com o Sebrae, a Praça disponibiliza cursos gratuitos ao empresário iniciante para que ele possa constituir o seu primeiro CNPJ e se tornar um MEI, além de suporte gratuito para o iniciante no processo de inscrição no município com a isenção das taxas de expediente e alvará.

Da redação, com informações da Secretaria de Comunicação da PMB

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta