Novos vereadores mirins da Legislatura 2022 são diplomados

Foto: Denner Ovidio

A Câmara de Vereadores de Blumenau, realizou, na noite desta segunda-feira, 29, a diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2022 e seus respectivos suplentes. A reunião ordinária e de diplomação, que aconteceu no plenário do Legislativo municipal, foram conduzidas pela vice-presidente da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) e pelo presidente mirim Arthur Mendes Ismael. Estiveram presentes os vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota); Jovino Cardoso (SD) e Maurício Goll (PSDB), Éder Boron, representando o Executivo municipal; a diretora de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Luiza de Oliveira; a integradora da Coordenadoria regional de Educação de Blumenau, Laudiceia Lene de Freitas Barbosa e o assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó. A solenidade contou ainda com as presenças dos atuais vereadores mirins, coordenação do programa e novos vereadores mirins eleitos, além de diretores de escolas, educadores, professores, pais e responsáveis, convidados e demais autoridades.

A sessão ordinária foi composta de dois momentos. No primeiro momento, os atuais vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos de despedida na tribuna. Os parlamentares mirins enalteceram suas trajetórias no programa, contaram suas experiências, as oportunidades e aprendizados que tiveram durante os dois anos de mandato na Câmara Mirim, excepcionalmente por conta da pandemia, e como isso contribuiu para suas formações pessoais e seu desenvolvimento como cidadãos conscientes e participativos. Também agradeceram a todos, à Câmara, à equipe do programa, às suas escolas, seus colegas e familiares e demais que os auxiliaram e os acompanharam nesta caminhada no parlamento mirim. Por fim também parabenizaram os novos vereadores mirins eleitos e deram conselhos aos novos vereadores mirins para aproveitarem esta experiência na Câmara Mirim.

Logo após, a sessão foi conduzida pela vice-presidente da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel, para a realização da diplomação dos vereadores mirins eleitos recentemente em seus respectivos educandários para a Legislatura de 2022. Os vereadores mirins titulares e suplentes foram chamados nominalmente um a um para receberem seus diplomas à frente da Mesa Diretora.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó, apontou que foi uma satisfação a diplomação de uma nova legislatura. Em nome do programa, desejou a todos os parlamentares mirins que 2022 seja um ano de muito aprendizado e desenvolvimento pessoal. Destacou, entre os diversos ensinamentos do programa, o desenvolvimento do potencial de liderança. “Essa liderança que já foi comprovada a partir do momento em que vocês se colocaram à disposição em suas escolas para pleitear uma vaga como vereador mirim. O programa não tem como objetivo formar políticos, mas na preparação e formação de estudantes para serem líderes capacitados e conscientes de seus deveres e direitos como cidadãos”, enalteceu. Informou que, ao longo de mais de duas décadas mais de 300 vereadores mirins representaram 85 escolas, inclusive já passaram pelo programa alguns que seguiram caminhos políticos, como o caso do atual prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva. Também ressaltou o processo democrático pelo qual os estudantes passaram e que fez com que chegassem até este momento. “Vocês foram vitoriosos nas urnas em uma eleição muito disputada, em algumas das vagas o critério de desempate foi por idade”, informou, destacando também o protagonismo e a representatividade feminina na Câmara Mirim.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel, deixou uma reflexão a todos os envolvidos no programa, não apenas aos vereadores mirins, mas para as escolas e aos familiares. Citou um trecho bíblico para afirmar que a política do país é responsabilidade de todos, pois, acima de tudo, somos cidadãos. Também se dirigiu aos diplomados. “O nosso país merece todo o nosso envolvimento. Hoje vocês têm a oportunidade de ser voz e de dar voz a alguém que ainda não conseguiu ser ouvido. Coloco a Mesa Diretora da Casa Legislativa e o gabinete à disposição dos novos parlamentares mirins para ouvir as sugestões e ideias de vocês. Vocês estão na comunidade e podem trazer as demandas, somando nos nossos trabalhos dentro do Legislativo”, destacou, enaltecendo a importância da participação de todos os entes da sociedade para a construção de um país melhor. Também acrescentou que os atuais vereadores mirins, que deixam o parlamento, continuam fazendo parte desta história.

O vereador Professor Gilson de Souza lembrou que desde o início do seu mandato vem acompanhando e apoiando o trabalho da Câmara Mirim e dos parlamentares mirins. Lamentou que nesta última legislatura ficou um pouco distante por conta da pandemia. Se dirigiu aos vereadores mirins que chegam e aos que se despendem do parlamento mirim.  “Muitas vezes, eu já pensei em desistir, pois é extremamente difícil ser vereador e vocês acabam sentindo um pouco isso também. Pessoas que dizem que não se sentem representadas, que só sabem criticar e não participam das discussões e da política. Mas o que me mantém aqui são justamente vocês, porque me dão esperança e me fazem acreditar no futuro. Nós aos poucos conseguimos ocupar os espaços e quanto mais ocupamos os espaços menos damos lugar aos que só sabem criticar. Vocês se colocaram à disposição para encarar este desafio. Espero que voltem a ocupar este lugar como vereadores adultos”, enalteceu, citando integrantes de seu gabinete que já foram vereadores mirins.

Éder Boron, representando o Executivo municipal, falou em nome do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Parabenizou os atuais vereadores mirins e os recém diplomados. Lembrou que era março de 1999 quando os vereadores deram a incumbência a ele enquanto servidor da Câmara, juntamente com outros servidores, a elaborar um projeto para levar a cidadania aos jovens . “Fizemos um projeto para trazer os jovens ao plenário da Câmara de Vereadores para aprenderem o verdadeiro significado de política, que é a capacidade que temos de transformar a sociedade numa convivência pacífica e harmoniosa. É para isso que ela existe. Foi com este intuito que criamos este programa há 22 anos. Mais de 350 jovens tiveram contato com os estudos, com a cidadania e de como transformar a sociedade em que se vive. Se ficarmos parados não vamos transformar a sociedade. O mais importante nisso tudo não é só o desenvolvimento individual, mas a transformação coletiva da sociedade”, enalteceu, destacando o desempenho e a evolução dos vereadores mirins durante o mandato, os preparando para a vida e formando cidadãos do futuro.

A diretora de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Luiza de Oliveira, enalteceu e disse que a pasta ficou muito feliz em ver os estudantes tanto das redes pública e particular de ensino, representando suas escolas e sendo lideranças dentro da comunidade escolar e em cada canto da cidade.  “O programa que acontece há 22 anos tem o objetivo de que os nossos jovens possam conhecer a organização, a dinâmica de uma Casa Legislativa, o orçamento público, como se dá a administração pública e, sobretudo, a questão do processo democrático dentro dos educandários”, explicou, apontando e antecipando que Secretaria municipal de Educação tem como planejamento a criação dos grêmios estudantis dentro das instituições de ensino. “A Escola Alice Thiele já tem grêmio estudantil, mas queremos expandir para todas, pois acreditamos que nesses espaços que desenvolvemos o protagonismo juvenil” enalteceu, parabenizando os atuais e os novos vereadores mirim e trouxe o exemplo de uma jovem liderança mundial, a ativista Greta Thunberg.

A integradora regional de Educação da Coordenadoria regional de Educação de Blumenau, Laudiceia Lene de Freitas Barbosa, apontou que foi um momento com diversas emoções e sentimentos diferentes se encontrando. “Sobretudo de memórias afetivas que nós construímos enquanto sociedade, escola, comunidade. Essas memórias vocês levarão ao longo de toda a vida, desde os que estão saindo e os que estão entrando. São memórias que vão mudar a conduta, as decisões, a forma de pensar, o senso crítico e isso fará parte de uma longa caminhada profissional e educacional”, destacou, apontando que chegou há Blumenau há 20 anos e considerou o programa inovador e diferente. Destacou a importância de os jovens falarem em política, principalmente as mulheres. “Como é gratificante ver o protagonismo feminino e o número grande de mulheres no parlamento mirim.  Isso nos leva a acreditar que as mulheres podem e devem cada vez mais estar inseridas no meio político e que que precisamos que o programa continue a estar integrado nas escolas e na sociedade, levando o senso de mudanças e o protagonismo dos adolescentes”, concluiu.

Representando as escolas sorteadas para a Legislatura 2022, Gilberto Valdemiro Poncio da Escola Básica Municipal Profª. Adelaide Starke, apontou que desde o início desta trajetória, a escola sempre se preocupou em estar junto aos estudantes. “Nós entendemos que esta caminhada traz benefícios não só para o desenvolvimento como indivíduos, seja na comunicação, no seu projeto de vida, na argumentação e na responsabilidade e cidadania, mas também na questão da comunidade escolar seja interna ou externa. O belo e importante trabalho de relevância social que é desenvolvido nesta Casa Legislativa com os jovens e que faz com que a cidade seja cada vez melhor. Ser vereador mirim é uma importante possibilidade de fazer parte na participação da vida pública, acompanhando o que acontece no Legislativo e acompanhando o que de importante acontece na cidade. Quando depositamos o voto em alguém estamos acreditando no potencial e na possibilidade de sermos representados, por isso os vereadores mirins eleitos e recém diplomados têm a missão importante de representar suas escolas”, ressaltou, fazendo agradecimentos a todos que apoiam, participam e fazem com que o programa aconteça.

Representando os vereadores mirins recém-diplomados para a Legislatura 2022, Yuri Mendes Cobos Balint, da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck, apontou que estavam vivenciando uma mistura de emoções. “Nós estamos cientes da responsabilidade de bem representar o parlamento mirim da cidade. Nós temos muitas expectativas e vamos vivenciar cada uma delas.  Nós temos a absoluta certeza de que não estamos sós, de que estamos no caminho certo e contamos com todos vocês. Estamos enfrentando mais um desafio e fomos testados através da urna, símbolo maior da democracia, e estamos convictos da nossa responsabilidade, mas não vamos medir esforços em bem servir a comunidade. Acredito que novos tempos de esperança, de fraternidade e de amor estão próximos e tenho certeza que 2022 será um ano de muitas experiências e aprendizados”, enalteceu, desejando sucesso aos colegas recém-diplomados e agradecendo a todos que os ajudaram a chegar até este momento.

Representando os ex-vereadores mirins, a ex-presidente mirim da Legislatura de 2019, Camila Coelho, parabenizou os atuais parlamentares mirins pelo excelente trabalho e também comemorou a recém eleição dos novos vereadores mirins, especialmente da sua irmã Maria Eduarda e seu colega Mauro, representando a Escola de Educação Básica Professor João Widemann. “Agradeço a Câmara Mirim pelos aprendizados que tive, mesmo que em um período curto de tempo, é surpreendente a evolução rápida que obtemos durante os encontros, os cursos e demais oportunidades que o programa proporciona. No início da minha história na Câmara Mirim, eu achava que não seriam tão nítidas as mudanças em mim mesma e eu estava equivocada. Além de todo o conhecimento sobre política e sobre a organização do Estado e tudo o que o envolve, nós aprendemos a nos comunicar, a termos mais confiança em nós mesmos, a sermos cidadãos melhores, a compreender o mundo ao nosso redor e da importância de nos conectar com diferentes pessoas”, destacou, aconselhando os novos vereadores mirins a estarem abertos a esta oportunidade, se permitindo evoluir e desejou que aproveitem o melhor de cada momento. “Não tenham medo, não sintam vergonha de esclarecer dúvidas e assumir dificuldades. Existe uma equipe maravilhosa para ajudar. Tudo se aprende”, finalizou.

A próxima sessão ordinária mirim será no dia 6 de dezembro, às 9 horas, na Câmara de Vereadores.

Confira a lista dos vereadores mirins titulares e suplentes diplomados

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta