Novo ESF será entregue nesta quarta-feira em Blumenau

Foto:Marcel Martins/Secom

A nova unidade de saúde do Estratégia Saúde da Família (ESF) chama-se Waldemar Felski e será entregue nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 9h, na Rua General Osório, 660, no bairro Velha. É no mesmo prédio que os servidores públicos em greve fizeram, recentemente, uma manifestação, pelo fato do local estar fechado.

A nova unidade de atenção básica comportará a equipe II que realizava os atendimentos na unidade Jovino Cardoso Neto. Serão mais de 360 metros quadrados para atender cerca de 1.200 famílias da região. A previsão é de que mais uma equipe de saúde também atenda no local. A Secretaria realizou um estudo de redimensionamento da área, a fim de reordenar a abrangência de cada estrutura de Estratégia Saúde da Família da região.

“É um espaço mais amplo e mais acessível para a comunidade que usará a unidade. Priorizamos a questão da acessibilidade, justamente por entender que os espaços públicos precisam ter um olhar mais voltado para isso. Como gestores públicos, temos o dever de trabalhar para melhorar a vida da população e essa nova unidade cumprirá com esse papel”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido).

O investimento para adequar o espaço e proporcionar uma estrutura que dispõe de área de recepção com espaço de espera adequado; sanitários acessíveis; área da farmácia; sala para grupos operativos de saúde; local de atendimento para odontologia; consultórios para médico e enfermeira; e ainda sala para acolhimento, observação e procedimentos bem como para agentes de saúde; foi de R$ 270 mil. Os recursos são do próprio município.

A nova unidade tem ainda espaço para os servidores, como copa, serviço e sanitários, e estacionamento frontal, com vagas preferenciais. Também foi realizada a aquisição de mobiliário novo para melhor prestação do atendimento em saúde, com aplicação em torno de R$ 200 mil.

“Após a obra do prolongamento da Rua Humberto de Campos, foi necessário melhorar o acesso da população à unidade, bem como possibilitar um atendimento ainda melhor, com uma estrutura física nova e adequada. E é isso que estamos entregando aos nossos usuários”, salientou Winnetou Krambeck.

Antes de ficar pronta, a ESF Waldemar Felski passou por uma série de etapas, como a identificação do espaço, documentação, procedimentos e processos dentro de prazos legais, além da licitação da empresa responsável pela adequação e obras do imóvel. Com a reforma pronta, foi realizada a instalação da rede lógica, telefônica e de alarme, bem como a climatização do ambiente.

Nome é homenagem à farmacêutico da cidade
Nasceu em 1928 e atuou como farmacêutico em Blumenau. Iniciou suas atividades na área em 1939, como aprendiz na Farmácia Glória, da Rua XV de Novembro, onde trabalhou até 1954. Nesse período, obteve o Certificado de habilitação de Prático de Farmácia e em 1974 foi inscrito no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina como Oficial de Farmácia Provisionado. Foi proprietário da farmácia Colúmbia, no bairro Velha, onde trabalhou até 2011. Também atuou no Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Vale do Itajaí. Faleceu em março do ano passado, aos 89 anos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*