Novo Android: Google não quis usar “quindim”

Foto: divulgação

Nada de Quindim, Queijadinha nem Quebra-queixo: a próxima versão do sistema operacional do Google se chamará apenas Android 10; a empresa diz que esse nome é “mais simples e mais intuitivo para nossa comunidade global”. O logotipo também mudou: ele agora possui um robozinho verde e, para maior acessibilidade, uma fonte diferente e texto na cor preta.

Por que o Google desistiu de colocar nomes de sobremesas no Android? O vice-presidente de produto Sameer Samat explica ao 9to5Google que sua equipe avaliou possibilidades como “Queens Cake” e “quindim”, mas reconheceu que esses doces não eram conhecidos globalmente.

“Um feedback que recebemos dos usuários ao longo dos anos é que os nomes das sobremesas não são universalmente entendidos em diferentes culturas e idiomas”, disse Samat.

No blog oficial do Google, o executivo continua: “sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares; e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um doce popular em muitas partes do mundo”.

Samat aponta outro problema: novos usuários do Android, que não estão familiarizados com os nomes de sobremesa, podem ter dificuldade em entender se estão na versão mais recente do sistema.

Assim, como o Android tem 2,5 bilhões de dispositivos ativos, o Google decidiu adotar nomes mais simples e intuitivos para as versões, seguindo o exemplo do iOS, Chrome OS e Windows.

Google cria novo logotipo para Android com robô verde

O logotipo do Android também está mudando por questões de acessibilidade. A fonte verde da versão antiga “era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais”, diz o Google.

Android

Por isso, o logotipo do Android ganhou uma fonte mais fácil de ler (e mais sem graça) na cor preta. O texto é acompanhado pelo robozinho na cor verde, o mascote do sistema operacional há muitos anos. Além disso, o Google criou um novo conjunto de combinações de cores para melhorar o contraste.

A versão final do Android 10 chegará nas próximas semanas. Ele terá novos gestos para voltar à tela anterior e à tela inicial; permitirá informar sua localização apenas quando o app estiver em uso; restringirá acesso aos seus arquivos; expandirá o tema escuro; entre outros.

Com informações: Google, 9to5Google e Tecnoblog

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta