Metodologia da ONU para empreendedores contribui para negócios catarinenses aumentarem seus ganhos

Foto: Daniel Zimmermann

Vivemos um momento de mudanças comportamentais e de visão de mundo. Assim, as atitudes e características do empreendedor são cruciais para gerir um negócio de sucesso. As posturas pessoais que já se refletiam no âmbito empresarial parecem estar em fusão ainda maior com as questões profissionais, exigindo mais qualificação e até desenvolvimento de novas habilidades para o sucesso dos empreendimentos.

Cursos de capacitação, se bem escolhidos e direcionados, podem lapidar as competências de cada um. Foi o que aconteceu com o Agnaldo Oliveira, que buscou a capacitação no Empretec, do Sebrae – e viu sua vida mudar consideravelmente.

“Foi um divisor de águas. Segui a orientação de um grande amigo na época e investi no curso. O interessante é a forma como a gente é instigado a potencializar aquelas características empreendedoras que têm dentro da gente e ainda desenvolver outras, que nem sabíamos que tínhamos”, contou o empresário, que começou com uma prestadora de serviços de telemensagens em Gaspar e hoje é proprietário de dois empreendimentos: a Olipress, voltada para locação de impressoras com atendimento em todo o Vale do Itajaí, e a Suprime Suprimentos, loja física especializada na venda de cartuchos, toners e insumos para impressão e que em parte agora para atendimento também no ambiente virtual.

O Empretec é oferecido pelo Sebrae e é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), direcionada ao aprimoramento das características do comportamento  empreendedor, com vistas em identificar novas oportunidades de negócios. Em atividade há 27 anos, o curso já capacitou quase 300 mil pessoas em todo o país. “O participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base características comportamentais como por exemplo: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, capacidade de correr riscos calculados. Todos esses atributos influenciam diretamente na postura do gestor e em como ele vai direcionar seu negócio”, explica Fernanda Rosa, analista do Sebrae/SC.

A capacitação tem 60 horas de duração, o empreendedor tem a possibilidade de fazer uma autoavaliação, identificando seus pontos fortes e fracos, e é novamente desafiado a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas. “Foram essas propostas de reforço que me fizeram, por exemplo, calcular o risco de um anúncio fora dos padrões convencionais em um veículo publicitário e trouxeram um retorno de crescimento incrível ao meu negócio no início de carreira. A visão do Empretec me fez caminhar por várias outras áreas no mercado. Explico: por conta das telemensagens que transmitíamos, entregávamos a mesma mensagem impressa ao cliente. Daí surgiu a necessidade de investir mais e mais em tintas e equipamentos de impressão. Foi quando despertei para este novo ramo e hoje empenho minhas horas de trabalho nas empresas de locação de impressoras e na loja online de suprimentos para impressão. Foi o Empretec que abriu minha visão de negócio”, conta Agnaldo.

O Empretec 2021 está com inscrições abertas. Ele vai acontecer entre os dias 25 e 30 de janeiro de 2021, sempre das 8h às 18h, no Sebrae Blumenau. Para participar, o empreendedor precisa preencher a ficha de inscrição e fazer o processo de seleção/entrevista que é gratuito. A ficha de inscrição pode ser solicitada através do whastapp (47) 3702-6403.

Fonte: Trevo Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta