MDB perto do PT em Blumenau

O improvável se tornou provável, mas ainda não esta certo. Mas é fato que há muita conversa para aproximar o MDB ao PT em Blumenau, cedendo o vice na chapa de Ana Paula Lima. E são conversas avançadas entre as lideranças dos dois partidos, além de alguns interlocutores importantes.

O MDB é o único partido que não anunciou posição nesta eleição e o PT ainda não tem um candidato a vice, apenas sugestões de nomes do PSB e Solidariedade. As duas siglas estão unidas no plano federal, com o MDB fazendo parte do Governo Lula. Os deputados federais Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini votam junto com o Governo. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, é do MDB e tem dado uma olhar especial nas necessárias obras em rodovias federais no estado.

O caminho natural do MDB seria o apoio à pré-candidatura de Egidio Ferrari (PL), mas uma série de fatores dificultou a aproximação. A começar pelo próprio pré-candidato, que estava com os dois pés no MDB e bandeou-se para o PL numa articulação do governador Jorginho Mello. Arestas ficaram e não foram aparadas como deviam.

Depois foi a grande aliança construída no entorno do PL, que garantiu um poderoso tempo de TV e rádio – cerca de 60% do total – e um exército de quase 100 pré-candidatos a vereador, além do apoio do governador e do prefeito Mário Hildebrandt. Uma mega estrutura que diminuiu o apetite pelo MDB, que demora a se definir.

Os envolvidos em Blumenau agora admitem conversas, o que não acontecia até semana passada. O presidente municipal do MDB, Daniel Hostin, é cotado para ser o candidato a vice, mas não se descarta que algum pré-candidato a vereador seja indicado.

Há uma preocupação de como ficaria nominata de vereadores caso a dobradinha se confirme, pois boa parte dos pré-candidatos tem ligação com a administração municipal, como os ex-secretários Giselle Margot Chirolli e Valdecir Mengarda. Conversas tentam evitar eventuais retaliações à nominata e parecem também bem adiantadas.

Mas a decisão final passa por Itajaí, onde o presidente estadual licenciado do MDB, Carlos Chiodini, é pré-candidato a prefeito.

2 Comentário

  1. Oro para que o PT ou MDB nunca mais governem Blumenau como Prefeito! Deus nos livre!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*