Mário Hildebrandt apresenta segunda etapa da Reforma Administrativa na Prefeitura de Blumenau

Foto: Informe Blumenau

Quem acompanha o Informe Blumenau não teve muita novidade no anúncio da segunda etapa da reforma administrativa. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) confirmou que cinco estruturas, entre autarquias e fundações, foram incorporadas a administração direta: FMD, Faema, Fundação Cultural, Fundação Pró Família e Seterb.

As medidas visam reduzir a máquina pública com corte de cargos, mais controle sobre os gastos, sobreposição de funções, eliminação de retrabalhos e ganho de eficiência com agilidade nos processos, sejam eles, contábeis, patrimoniais, orçamentários, financeiros ou de pessoal. Com isso, serão extintas gratificações por funções que eram fornecidas para membros de comissões, de Estágio Probatório, Avaliação Funcional e de Processo Administrativo e Sindicância, as quais também serão extintas.

Outra ação será a redução de duas secretarias com a incorporação da Secretaria de Regularização Fundiária pela Secretaria de Desenvolvimento Social e do Parque Vila Germânica pela Secretaria de Turismo e Lazer.

A novidade é o valor que a Prefeitura pretende economizar com a reforma, iniciada com o processo de extinção da URB, ainda em março. R$ 14.189.541,74 até o final do mandato, em 2020, dinheiro cuja a promessa é que seja investido na saúde, educação e infraestrutura da cidade.

A economia vem com exoneração de 100 cargos comissionados (contando os 70 da URB) da administrações direta e indireta e a extinção de mais de 700 cargos efetivos em áreas meio, previstas em concursos, que serão substituídos por vagas que atenderão na ponta, diretamente a comunidade.

Em vários momentos da sua fala, acompanhada atentamente por muitos cargos comissionados, alguns vereadores e boa parte da imprensa, Mário Hildebrandt destacou que não haverá prejuízo para o cidadão.

“Com a reforma, nenhum serviço prestado será cortado e essa foi nossa maior preocupação. O atendimento à comunidade continua sendo prioridade, assim como ampliar a transparência em nossas ações”, explica Hildebrandt.

Durante a apresentação, o prefeito Mário Hildebrandt ainda anunciou que deve detalhar, em breve, a terceira etapa da Reforma Administrativa, que trata do pacote de Concessões e Parcerias Público-Privadas em diversos setores da Administração Municipal.

O Informe Blumenau transmitiu ao vivo a apresentação do prefeito e você pode conferir aqui. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*