Pais e responsáveis estão convocando a população para uma manifestação no próximo sábado, 13 de junho, às 9h, em frente à Prefeitura de Blumenau, em defesa da segurança nas escolas e centros de educação infantil do município.
A mobilização ocorre após o prefeito Egídio Ferrari anunciar, nesta segunda-feira, 8, a rescisão do contrato com a empresa Orcali. A medida foi tomada após a abertura de uma revisão interna dos contratos investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
Os contratos em análise somam mais de R$ 75 milhões em recursos públicos e abrangem serviços de zeladoria e limpeza, limpeza e lavação, além da vigilância armada nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). A empresa deverá ser oficialmente notificada para a desmobilização dos serviços até o dia 26 de junho.
A principal preocupação da comunidade escolar é que a substituição dos profissionais de vigilância armada por porteiros ou controladores de acesso comprometa a segurança das unidades de ensino. Por isso, o movimento tem como principal reivindicação a manutenção da presença de vigilantes armados nas escolas e CEIs, entendendo que essa medida representa uma camada adicional de proteção para estudantes, professores, colaboradores e famílias.
Segundo os organizadores, a manifestação não possui caráter político-partidário e busca sensibilizar o poder público sobre a importância de garantir que a transição contratual não resulte na redução das medidas de segurança atualmente existentes.
“A comunidade escolar compreende a necessidade de transparência e da apuração dos contratos públicos, mas também defende que a proteção das crianças deve permanecer como prioridade absoluta. O pedido é para que a vigilância armada seja mantida nas unidades de ensino, não sendo substituída apenas por porteiros ou controladores de acesso”, destaca Luiz da Cunha, um dos organizadores do movimento.




Segurança armada em escolas e creches precisam ser repensadas.
Será que a arma é o único meio de segurança ?
Na manifestação poderiam também pedir a prisão dos envolvidos nas falcatruas que o GAECO descobriu , pois só por isto é que tudo esta ocorrendo . Enquanto isto, os canalhas que estão envolvidos nas falcatruas, estão livres , leves e soltos .