Livro conta a história de Bernard Scheidemantel

Muitos conhecem a Rua Bernard Scheidmantel, mas poucos sabem que ele foi precursor da história da propaganda em Blumenau e da fotografia na região do Vale do Itajaí.

É isso que o livro de Geislon Tiago Rodrigues conta. O lançamento acontece nesta sábado, entre 17h e 20h, na Livraria Blulivro, do Shopping Park Europeu.

Carl Bernhard Scheidemantel nasceu em 3 de dezembro de 1834, em Braunsdorf, Alemanha. Veio para o Brasil em 1859 e se instalou na Colônia Blumenau na companhia dos pais, Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine, e do irmão Ernst. Era um exímio desenhista e bom tipógrafo. É considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí, fazendo valiosos registros da colônia, suas atividades, pessoas e acontecimentos. Em 1883, fundou o jornal Der Immigrant, um dos mais importantes da Colônia0 Blumenau, que foi fechado em 6 de abril de 1891, pelo próprio Scheidemantel.

O livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

A apresentação e coordenação editorial é da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e projeto e pesquisa de Geislon Tiago Rodrigues.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta