Jovens e mulheres, os eleitorados a serem conquistados em Blumenau

Nesta fase de construção das chapas majoritárias, partidos com pré-candidatos a prefeito definidos buscam parceiros para indicarem os candidatos a vice de olho em algumas premissas. Ter algum tipo de afinidade é a primeira, mas nem sempre é o que observamos, vira e mexe adversários acabam se juntando para a disputa eleitoral.

Em Blumenau, quem ainda está a procura de um vice, fica de olho no perfil do eleitorado na cidade, para tentar compor com o perfil do candidato a prefeito.

Um destes perfis é o feminino, a maioria na cidade, 129.283 eleitoras contra  117.891 de eleitores homens.

Vários nomes de mulheres foram mapeados por diferentes candidatos e algumas ainda estão no radar, como Cristiane Loureiro (Podemos), Liziane Anzanello (MDB) e Dinorah Gonçalves (PROS). A secretaria de Educação Patricia Lueders (Podemos) era outra que estava mapeada, mas como não se  desincompatibilizou, está fora da disputa. Outra que era aventada era Denise dos Santos, suplente do Senador Amin e esposa do deputado estadual Ismael dos Santos, mas o partido presidido por ele, o PSD, vai indicar Ronaldo Baumgarten para vice de João Paulo Kleinübing (DEM).

Outros nomes podem surgir entre as já filiadas.

Já entre os jovens, são 70.097 eleitores entre 16 e 34 anos, cerca de 35% do eleitorado total em Blumenau. Alguns nomes com esta idade passam a entrar no radar para eventuais composições, mas é possível contar nos dedos. De uma mão.

Entre 35 e 59 anos está a grande maioria do eleitorado, 119.306, e é a faixa etária de praticamente todos os pré-candidatos a prefeito.

Entre os eleitores com mais de 60 anos, são 42.854 pessoas.

É olhando esta tabela que muitos se debruçam em buscar os futuros parceiros, em especial o pessoal ligado a Mário Hildebrandt (Pode) e Ricardo Alba (PSL).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta