Inspiração para curtir o futebol de Blumenau

Foto: Jaime Batista

Opinião aviso artigos terceiros
alexandre gonçalves floripa
Alexandre Gonçalves

Jornalista – primeirodigital.com.br

 

Uma pena que o futebol profissional patine em Blumenau. Aqui de Florianópolis, torcendo para o Avaí, cresci ouvindo o pessoal da crônica esportiva falar da força do Palmeiras e do Olímpico. Nos anos 80, o primeiro título estadual que vi o meu time ganhar foi contra o forte Blumenau Esporte Clube, em 1988, do atacante Chicão. E com o Metropolitano sendo algumas vezes a surpresa do certame, foi no estádio Sesi que mais vezes fui assistir jogos do Avaí fora de casa.

Ao mesmo tempo em que tenho esta memória positiva sobre o futebol de Blumenau, tenho também na cabeça aquela máxima de que na cidade e no Vale do Itajaí como um todo, o que mais tem é torcedor de time de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro. E que talvez isso seja uma das causas para que times locais passem por eternas dificuldades para avançar e crescer.

O Mapa das Curtidas dos Times do Brasil no Facebook, criado pelo GloboEsporte.com em parceria com o Facebook, lançado na última semana, é um bom indicador de que esta seja a realidade da querida Blumenau: uma cidade de times forasteiros.

Imagem: Reprodução internet
Imagem: Reprodução internet

O mapa não é uma pesquisa, mas sim um levantamento técnico que reúne dados das páginas mais curtidas de times brasileiros num total de 5.570 cidades. Permite busca de dados por time e por cidade. Como reúne dados dos times das séries A e B e de grandes rivalidades regionais, totalizando 43 equipes, o Metropolitano não aparece no mapa. Mas pesquisando por Blumenau, vejam só o resultado:

O Flamengo está em primeiro lugar, disparado, com 26,6% das curtidas na cidade, seguido por Corinthians (14,9%), São Paulo (9,1%), Vasco (7,8%), Grêmio (7,6%), Palmeiras (6,1%), Internacional (5,3%), Fluminense (3,7%), Santos (3%), Figueirense (2,1%), Botafogo (1,9%), Joinville (1,7%), Criciúma (1,3%), Chapecoense (1,3%), Atlético-PR (1,3%), Avaí (1,1%) e Cruzeiro (1%). Os demais times analisados ficaram abaixo de 1%.

Cariocas e paulistas, mais a dupla Gre-Nal, dominam o ranking. O resultado do levantamento pode incluir torcedores que vieram de outros estados, filhos nascidos em Blumenau que cresceram e crescem com os pais já vestindo a camisa de times de fora e também blumenauenses que por falta de uma referência local e com o apelo gigante da mídia optam por um grande do eixo Rio-São Paulo.

Para equilibrar o mapa, claro, não vai resolver entrar hoje na página do Metrô e curtir e curtir e curtir e curtir. Só curtida no Facebook não ganha jogo no “campo real”. Tem muito mais para fazer, para organizar dentro e fora do campo. Mas que o mapa sirva de parâmetro para entender cenários e planejar ações. Que fique a inspiração para que os amantes do futebol de Blumenau possam muito em breve curtir uma nova fase do esporte na cidade. A cidade merece.

Acesse o mapa das curtidas no Facebook: http://app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-torcidas-no-facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta