Inscrições para a programação do Junho Verde seguem até 25 de maio

Foto: divulgação

Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, Pomerode está preparando um calendário especial, repleto de ações para transformar a cidade em um lugar mais sustentável e consciente. A data, celebrada mundialmente, é marcada por diversas práticas de conscientização. Pomerode participa do movimento desde 2021, através da iniciativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), coordenada pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA). O objetivo é incentivar mudanças de comportamento em prol da sustentabilidade.

Ao longo de todo o mês de junho, serão promovidas diversas atividades e as inscrições estão abertas para instituições públicas, privadas ou do terceiro setor que tenham interesse em participar do evento. Podem ser promovidas palestras, oficinas, lives, plantio de mudas, coleta de resíduos, dia do transporte sustentável, caminhada e pedalada ecológica, mutirão de limpeza de ruas, doação de roupas e calçados, atividades variadas com alunos, exposições entre outros. As ações podem ser direcionadas para a comunidade ou público interno da instituição.

Os interessados devem preencher o formulário on-line até o dia 25 de maio. O cadastro e a participação são totalmente gratuitos. “Todas as iniciativas irão compor o calendário do Junho Verde e serão amplamente divulgadas pelas mídias do ProMEA. Temos uma expectativa de extensa participação para esta edição, fomentando ainda mais ações de sensibilização e conscientização ambiental, impactando um público ainda maior do que nos anos anteriores”, destaca a coordenadora do GIEA, Mayra Trierveiler Rego.

A ação Junho Verde engloba sete dos 17 Objetivos de Sustentabilidade da ONU (ODS): ODS 4: Educação de qualidade; ODS 6: Água potável e saneamento; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12: Consumo e produção responsáveis; ODS 13: Ação contra a mudança global do clima; ODS 14: Vida na água e ODS 15: Vida Terrestre.

ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

Fonte: Oficina das Palavras

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*