Indaial: horário estendido para vacinação da febre amarela será concentrado na Unidade do Centro

Arte: divulgação

Considerando a diminuição do número de usuários que têm procurado as Unidades de Saúde Estrada das Areias, Rio Morto e Carijós com horário estendido para vacinação contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde de Indaial informa que a partir desta segunda, 22, somente a Unidade Heinz Shutz, do Centro, permanecerá com atendimento para vacinação das 17h às 19h30, de segunda a sexta, até 25 de julho.

Podem ser vacinados os munícipes com idade entre 9 meses a 59 anos. Usuários com mais de 60 anos e com doenças autoimunes devem ter autorização médica. Eles precisarão passar por consulta médica nas unidades de saúde. Para gestantes está contraindicado receber a vacina.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos que vivem principalmente na mata pela presença de animais silvestres. A ocorrência de animais doentes ou mortos, especialmente macacos, indica que a doença pode estar presente e que há risco das pessoas também adquirirem a febre amarela. Vale esclarecer que os macacos não transmitem a febre amarela para o homem, na verdade eles são os primeiros a adoecer, por isso alertam os órgãos de saúde do perigo. Em áreas de mata, a febre amarela é transmitida especialmente pelo mosquito Haemagogus. Já na área urbana, o Aedes aegypti, também mosquito transmissor da dengue, pode ser o vetor. Logo, a necessidade de evitar a proliferação do Aedes.

“A vacina é a forma mais eficaz para evitar a febre amarela, gratuita e está disponível em nossas unidades. Por isso a importância de todos os munícipes estarem imunizados”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sabrina de Vargas Souza.

Fonte: Comunicação PMI

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta