IFC Blumenau oferta 175 vagas gratuitas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Foto: divulgação

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas para 2.340 vagas em 38 cursos, divididos entre os 15 campi da instituição. Em Blumenau, são 175 vagas, distribuídas entre os cursos de Informática, Eletromecânica e Mecatrônica. As inscrições devem ser feitas online, no site candidato.ifc.edu.br, até 10 de setembro. Confira o tutorial de como fazer a inscrição aqui.

Podem participar do processo seletivo aqueles que já concluíram o ensino fundamental ou que irão concluir até o dia da matrícula. O IFC Campus Blumenau está localizado na Rua Bernardino José de Oliveira, 81, no bairro Bandefurt, próximo ao trevo de Pomerode. Os aprovados vão iniciar as aulas em fevereiro de 2024. Para saber mais sobre o processo de seleção, o interessado deve conferir o edital.

A seleção será por meio de prova, com 30 questões de múltipla escolha, agendada para o dia 29 de outubro. A prova tem como base o conteúdo programático do ensino fundamental, e está dividida nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como funciona o técnico integrado ao ensino médio?

Com duração de três anos, o técnico integrado permite ao aluno cursar o ensino médio – estudando disciplinas como biologia, geografia, história e português – ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Informática, por exemplo, o aluno aprenderá programação, redes, engenharia de software. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos na instituição (manhã e tarde). Como é uma instituição de ensino pública federal, os estudantes não pagam para estudar no IFC.

IFC reserva vagas para ações afirmativas (cotas)

O processo de seleção reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública; e subdivide essa categoria, avaliando critérios socioeconômicos e raciais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência, e, em alguns campi, para oriundos da agricultura familiar.

Fonte: IFC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*