Hospital Santa Isabel está habilitado a realizar cirurgias robóticas torácicas após certificação de especialista

Foto: Dr. Eduardo Ballester/arquivo pessoal

Em janeiro deste ano, o Dr. Eduardo Ballester, Cirurgião Torácico que atua no Hospital Santa Isabel há mais de dez anos, concluiu sua certificação robótica em Atlanta, nos Estados Unidos, pela Intuitive – empresa desenvolvedora do robô-cirurgião. Junto com ele, a Dra. Marina Frandoloso – cirurgiã geral e torácica, também recebeu o treinamento. A capacitação de ambos aconteceu em dois dias. No Hospital Santa Isabel, único de Santa Catarina a oferecer a tecnologia robótica, os especialistas certificados realizam as cirurgias no robô Da Vinci SI.

Todos os procedimentos torácicos podem ser realizados com o robô-cirurgião. Entre eles, destacam-se as Lobectomias e Ressecções de Tumores do Mediastino. De acordo com o Dr. Eduardo Ballester, “Lobectomia é a retirada de parte de um dos pulmões e é o procedimento padrão ouro no tratamento do Câncer de Pulmão”.

O Dr. Eduardo destaca vantagens da cirurgia robótica: “na cirurgia convencional há a necessidade de incisões mais extensas – cerca de 20 cm, para afastar as costelas. Já com o robô, as incisões são bem menores – em torno de 1cm, por onde são inseridas as pinças articuladas do robô que apresentam movimento de 360 graus e uma câmera de alta definição”. Estas vantagens da robótica proporcionam melhor precisão cirúrgica, pós operatório acelerado com menos dor ao paciente, perda sanguínea mínima e cicatrizes menores.

O Programa de Cirurgia Robótica

O Hospital Santa Isabel é pioneiro em cirurgia robótica em Santa Catarina. Desde o início das atividades, em 22 junho de 2019, mais de 50 procedimentos foram realizados. A maioria dos procedimentos são de próstata/urológica, endometriose e cirurgias do aparelho digestivo e parede abdominal. O Programa atendeu pacientes da Região do Vale do Itajaí e de regiões norte, oeste, sul catarinense e Grande Florianópolis.

O Hospital Santa Isabel conta com uma equipe altamente treinada e capacitada para atender as especialidades que mais beneficiam pacientes por meio desta tecnologia – Urologia, Cirurgia Geral, Proctologia e Ginecologia. Além destes especialistas locais, profissionais de outros municípios também têm acesso ao programa intensivo de formação para que possam trazer seus pacientes para cirurgia em Blumenau.

Fonte: Comunicação HSI

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta