Hospital Misericórdia 100 Anos: presidente da instituição ocupa Tribuna da Câmara de Blumenau

Foto: Denner Ovidio

O presidente do Hospital Misericórdia da Vila Itoupava, Hellmuth Danker, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira, 28, para falar sobre o histórico e os trabalhos da instituição que completa neste ano 100 anos de história.

Ele iniciou contando como o hospital faz parte de sua história e destacou a importância da Vila Itoupava como o distrito mais alemão do Brasil. Relatou como foi a colonização daquela região, ressaltando que desde o início ficou clara a vocação do distrito para a autonomia, com respeito por Blumenau, mas sempre defendendo a independência e a vida própria.

Falou sobre os avanços que permitiram o desenvolvimento da Vila Itoupava e destacou o início da construção do hospital, em 1923. Salientou a importância do imigrante e farmacêutico alemão Max Haufe, que foi por dois mandatos vereador da Casa Legislativa, na luta pela construção do hospital e pelo desenvolvimento da Vila.

Disse que o hospital – que atualmente atende 95% de pacientes do SUS – é grande e chegou ao seu centenário em pé, forte e pronto para o futuro. Afirmou que sempre as dificuldades, crises e desafios foram vencidos com trabalho e união.

Agradeceu aos parceiros em nome da diretoria do hospital e à atual e antigas diretorias pelo trabalho voluntário em prol da instituição.

Ao final, disse que tem 95 anos, mas que seu sonho é copiar o hospital e comemorar 100 anos. “Na ocasião gostaria de ver um número maior de salas de cirurgia, quem sabe dobrado. Também a reforma da sala de esterilização, podendo ajudar ainda mais a desafogar os outros hospitais da cidade”.

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*