Governo Federal libera pesca da tainha e Lula anuncia vinda a Santa Catarina

Foto: Secom SC

Depois da linguiça, a tainha foi o tema deste começo em Santa Catarina, reverberado pelas redes sociais. E, assim como a linguiça, a polêmica da tainha durou pouco e foi resolvida com diálogo e empatia. Mas serviu e serve de palco para a classe política.

Depois que a pesca de arrasto da tainha atingiu a cota limite de 90%, uma portaria federal determinava a paralisação da atividade, que vive uma safra recorde e atingiu sua cota em 38 dias. O debate durou 48 horas.

Nesta terça-feira, o Governo Federal autorizou a retomada da pesca da tainha em Santa Catarina após articulação de lideranças do PT no estado, como a deputada federal Ana Paula Lima (PT) e o ex-presidente do Sebrae, Décio Lima, em conversa direta com o presidente Lula. Lula solicitou aos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca a construção de uma solução para atender às preocupações dos pescadores artesanais do Estado.

Ana Paula e Décio mantiveram reuniões nos dois ministérios para buscar uma solução técnica que permitisse a continuidade da atividade, uma das mais tradicionais do litoral catarinense. “Quando a preocupação dos pescadores chegou até nós, fomos imediatamente ao presidente Lula. A boa política é aquela que apresenta resultados. “O nosso compromisso é defender Santa Catarina e o seu povo”, afirmou Décio Lima.

A deputada federal Ana Paula Lima destacou que a construção da solução envolveu diálogo permanente entre os órgãos do governo federal. “Estamos trabalhando junto aos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca para garantir a continuidade da pesca da tainha, que representa renda, cultura e tradição para milhares de famílias catarinenses”, disse.

Após a aprovação da proposta pelo grupo técnico responsável, caberá ao Ministério da Pesca e Aquicultura definir os aspectos operacionais da medida, incluindo a nova cota de captura e os limites que serão estabelecidos para a continuidade da safra.

A retomada da atividade atende a uma reivindicação dos pescadores artesanais e preserva uma tradição histórica que faz parte da identidade cultural e econômica de Santa Catarina.

Durante o anúncio, foi confirmada a presença do presidente Lula em Itajaí, no próximo dia 26, para participar da cerimônia de incorporação de uma fragata da Marinha.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*