Governo anuncia plano de retomada para volta às aulas presenciais, sem data de retorno

Num ato remoto transmitido pelo Youtube, com muitos convidados com direito a fala, o Governo de SC apresentou o plano de contingência para o retorno das aulas presenciais em Santa Catarina nesta quarta-feira pela manhã. Entre os participantes do encontro estava a secretária de Educação de Blumenau, Patricia Lueders, como presidente da Undime, a associação dos dirigentes municipais de educação.

As atividades presenciais no estado foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro.

O retorno depende da evolução da doença no estado, porém deve ser opcional e iniciar por alunos do terceiro ano do Ensino Médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo, com a sinalização do dia 13 de outubro para estes segmentos, pelo menos na rede pública estadual.

O Plano estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação. Ainda descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças. Foi criado pelo Comitê Estratégico de Retorno às Aulas da Secretaria de Estado da Educação, formado por mais de 15 instituições, e o Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina.

Com a apresentação do Plano de Contingência às redes estadual e municipais, o Governo do Estado inicia a fase de preparação e capacitação de formadores para auxiliar na elaboração dos planos de contingência das escolas. O objetivo é preparar os profissionais e a estrutura física da escola para que o retorno à sala de aula possa ocorrer de forma segura, quando houver condições sanitárias e epidemiológicas adequadas.

As capacitações de formadores serão realizadas regionalmente de acordo com as 16 regionais da Saúde de Santa Catarina, seguindo a matriz usada pelo Governo do Estado para Avaliação do Risco Potencial para Covid-19. Haverá a participação de representantes da Educação, Saúde, Defesa Civil, universidades e das instituições que integram o Comitê Estratégico de Retorno às Aulas Presenciais.

Fonte: da redação, com informações da Secom SC

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*