Gaspar confirma primeiro caso de dengue no ano

Foto: PMG

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta quarta-feira, dia 9, foi confirmado o primeiro caso de Dengue na cidade, em 2023. Trata-se de um paciente, morador do bairro Gaspar Grande. De acordo com a Vigilância em Saúde, o caso é autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município.

Mesmo com o fortalecimento do combate contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir o vírus da dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zica, Gaspar possui 226 focos de larvas. Por isso, é necessário que a população auxilie no combate do mosquito, com a eliminação de água parada nas residências.

Os sintomas da dengue são parecidos com os da gripe, febre, dor nas articulações, mal estar geral, dor na cabeça e atrás dos olhos. Os sintomas podem ser confundidos com da Covid-19, por isto a necessidade de procurar um médico e fazer o exame. A dengue ocorre todos os anos, porém, nos meses de fevereiro, março, abril e maio se manifestam com maior incidência.

Os bairros considerados infestados em Gaspar são: Bela Vista, Coloninha, Sete de Setembro, Centro e Santa Terezinha, eles são considerados infestados, por conta da incidência maior quantidade de focos e casos encontrados, pois no momento não é possível conter a diminuição dos focos e isso gera uma pressão nos demais bairros ao redor.

Atualmente Gaspar conta com 24 agentes de endemias, eles são responsáveis na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.

Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar.

Fonte: PMG

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*