FURB promove discussão sobre violência contra mulher

Arte: divulgação
O Orange Day é uma campanha internacional promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a luta e erradicação da violência contra mulheres e crianças, seja ela violência doméstica, sexual, física ou psicológica. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) como forma de contribuir para as discussões e a conscientização para essa temática, realiza no dia 25 de novembro, o Orange Day, atividades virtuais com especialistas e autoridades regionais.
A programação do Orange Day em Blumenau começa a partir das 17 horas e conta com a presença de oficiais da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (DPCAMI), além de conselheira tutelar e advogada. As discussões da noite serão os aspectos relacionados à violência doméstica e familiar na região, o fim do Ciclo da Violência, a lei Maria da Penha e a Educação contra a violência doméstica e a PM e a proteção da mulher.
A professora Dra. Mercedes Gabriela Ratto Reiter, do Centro de Ciências Exatas e Naturais da FURB é uma das organizadoras do evento desde seu início na cidade de Blumenau e afirma que um dos efeitos mais importantes é “empoderar as mulheres e que elas aprendam a se defender, saber que elas tem apoio”, e que a conscientização é o passo mais importante, tanto por parte das vítimas, quanto do agressor.
Através de parcerias com empresas e empreendimentos locais, como o Shopping Park Europeu e a Hi Soluções, a FURB realiza atividades de conscientização e educação desde 2014. Em anos anteriores já foram realizadas rodas de conversa, debates e workshops, para trazer o assunto para o foco das discussões na região, divulgar informações sobre como identificar essas violências, como denunciar e técnicas de autodefesa.
O projeto da FURB envolvido na organização destas atividades junto das professoras Dra. Mercedes Gabriela Ratto Reiter e Dra. Carolina Krebs de Souza é o Programa de Atenção Materno Infantil (PAMI). Além disso, a bolsista do curso de Medicina, Larissa Chiste, e a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Michelle Schwanke, também fazem parte da equipe de organização do Orange Day. Em função da pandemia, neste ano as atividades serão limitadas e transmitidas ao vivo pelo InstagramFacebook e YouTube
Programação:
17h: Delegada da Polícia da DPCAMI de Blumenau, Juliana Cíntia de Souza Tridapalli
Tema: “Aspectos relacionados à violência doméstica e familiar na nossa região”
18h: Conselheira Tutelar Rosa Maria Lemos
Tema: “Fim do Ciclo da Violência, uma FELIZ Ideia!”
18h30: Advogada Adriane Thiem
Tema: “A lei Maria da Penha e a Educação contra a violência doméstica”
19h: Tenente Coronel PM Jefferson Schmidt
Tema: “A PM e a proteção da mulher”Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*