FURB entrega estudo sobre cotas de enchente para Gaspar

Foto: divulgação
A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (CEOPS) entregou na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o levantamento de cota enchente e o mapa de inundação da cidade para a prefeitura de Gaspar.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2019, por meio de bolsistas do CEOPS. O estudo de cotas de enchente e mapa de inundação servirá de auxílio à Defesa Civil de Gaspar para a elaboração de um plano mais eficiente para evitar ocorrências e também orientar a população.
O estudo foi possível graças a um convênio com a FURB e a expertise do CEOPS, criado após as grandes cheias no Vale, na década de 1980. Todos os bairros de Gaspar foram visitados e as medições feitas em todas as ruas do município. O investimento foi de R$ 278 mil para a elaboração do material, que inclui um novo site exclusivo para a Defesa Civil do município, com as informações acessíveis a toda a população.
Com a ferramenta, será possível atualizar em tempo real a medição dos rios e as previsões da situação de cada bairro de Gaspar. Antes do projeto, toda a informação sobre as cotas era adquirida de forma empírica, não sendo feitas correlações entre os locais atingidos e o nível do rio.
Com a pesquisa, a população e a Defesa Civil poderão adquirir informações precisas, prevenindo desastres maiores com danos materiais ou à vida. Além disto, o trabalho auxilia no planejamento da cidade com mais informações para a execução de obras de drenagem, obras de contenção ou pontes que precisam de melhorias. “O mecanismo irá disponibilizar dados sobre cada região de Gaspar sobre inundações, o nível do rio e diversas informações que podem ajudar as comunidades na hora de uma informação de confiança”, destacou Evandro de Mello do Amaral, superintendente de Defesa Civil.
O convênio foi viabilizado pelo Instituto FURB, conforme destacou o prefeito Kleber Wan-Dall, “obrigado ao Instituto FURB que acreditou no nosso trabalho e pôs tudo em prática junto com a nossa equipe. Agora nossa população terá mais segurança e poderá se prevenir em caso de eventos adversos”.

“Para a Universidade de Blumenau a sensação é de missão cumprida. Estamos muito felizes em levar aos municípios da região as soluções necessárias para alavancar o desenvolvimento regional”, enfatizou a reitora Marcia Sardá Espíndola na solenidade que marcou a entrega do estudo e do novo site.

Fonte: Furb

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta