FURB e Fritz Müller firmam parceria para ampliar serviços

Foto: divulgação FURB

Investir em tecnologia e em novas modalidades de ensino para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, cursos de curta duração e formação profissional estão entre os objetivos da parceria institucional firmada na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Fundação Fritz Muller (FFM). O contrato prevê também captação de recursos e gestão de projetos de pesquisa e extensão e a realização de eventos.
A assinatura do contrato entre as instituições é fruto de edital para seleção de Organização Social (OS) com o objetivo de fazer a gestão administrativa, comercial e logística de cursos, projetos e eventos que atendam às finalidades da FURB: o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura. A intenção é ampliar o leque de serviços da Universidade, com agilidade e melhor custo benefício.

Segundo o coordenador de planejamento da FURB, professor Nazareno Schmoeller, a participação da Organização Social é fundamental porque além de diminuir custos e trazer agilidade ao processo, elimina muitas questões burocráticas inerentes ao setor público, mas preserva a transparência do processo, “pois todos os atos precisam ser públicos”, esclarece Schmoeller.

Para o presidente da Fundação Fritz Muller, professor Everaldo Grahl, a retomada da parceria entre FURB e FFM consolida um pleito da ambas as instituições. “Identificamos uma gama de ações de interesse mútuo e tanto a FURB quanto a Fundação entendem que é o momento de investir em tecnologias na área educacional e repensar modelos de educação a distância”, observa Grahl. De acordo com o presidente, a parceria vai permitir mais agilidade na oferta de produtos educacionais para o mercado. “Temos certeza que será uma parceria exitosa. Várias reuniões serão necessárias e muitos detalhes precisam ser considerados para, rapidamente, apresentar novas opções de cursos e modalidades de ensino, com estratégias diferenciadas que atendam às demandas do mercado, sobretudo as que virão após a pandemia que vivemos”, complementa.

A primeira reunião de trabalho entre a FFM e o Instituto FURB, que reúne os serviços oferecidos pela parceria na Universidade, ocorreu logo após a assinatura do contrato. O diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck observa que a Fundação Fritz Muller vem para ajudar na gestão operacional, comprando insumos e contratando serviços de forma direta, incluindo para a realização de eventos que tenham a ver com a atividade fim da Universidade. “A ‘OS’ nos ajuda nas atividades meio, trazendo mais facilidades aos processos e menos burocracia. Vamos trabalhar em conjunto no desenvolvimento de modelos de cursos massivos já para o próximo semestre”, informa o diretor.

A assinatura da parceria com a FFM foi realizada no gabinete da reitora Márcia Sarda Espíndola cumprindo os protocolos de higiene e distanciamento social.
De acordo com a parceria, a FFM poderá comercializar, promover, divulgar e gerir os cursos de especialização (lato sensu) e de curta duração oferecidos pela Universidade ou elaborados em conjunto. Fica responsável também por disponibilizar a logística e fazer a aquisição e o fornecimento de insumos para a realização destes cursos.

Outra linha de atuação da OS é a formação e capacitação de profissionais de educação das redes pública e privada dos municípios de Santa Catarina, com a gestão administrativas de cursos, oferta de treinamentos e capacitações sob demanda.

A elaboração de projetos de consultoria e de desenvolvimento e transferência de tecnologia e a realização de eventos institucionais da Universidade (exceto as semanas acadêmicas de graduação) completam o rol de atividades acordadas.

De acordo com a apresentação institucional da Fundação Fritz Muller, “com atuação próxima da prática do mundo empresarial, a FFM trabalha com pessoas e organizações na busca de soluções que resultem no desenvolvimento profissional e na evolução sustentável dos negócios e da sociedade”. É uma instituição de educação continuada e corporativa, com atuação em Santa Catarina, sede em Blumenau e unidades na Grande Florianópolis e regiões, Sul, Norte e Alto Vale. Está qualificada como organização social (OS) nos termos da lei municipal nº 8055/2014.

É a segunda OS com a qual a FURB firma parceria. A primeira foi o Instituto Gene, em outubro de 2019, para a execução de serviços em cooperação, ampliando o escopo da Universidade na prestação de serviços à comunidade.

Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta