Furb comemora 54 anos nesta quarta-feira

Foto: FURB

Duas apresentações musicais de primeira qualidade marcarão os 54 anos principal instituição de ensino superior do Vale do Itajaí e uma das principais de Santa Catarina.

A Orquestra de Cordas da FURB e a FURB Jazz Band vão fazer apresentações abertas a toda a comunidade nesta quarta-feira, 2, a partir das 19 horas.

O primeiro curso, lá em 1964, foi o de Ciências Econômicas.

Hoje, segundo os dados da universidade, são 49 cursos de graduação, com 8340 alunos; 12 cursos de especialização, com 373 alunos; 14 programas de pós-graduação: 11 cursos de mestrado (com 434 alunos) e 3 de doutorado (com 94 alunos); 1 escola de ensino médio (ETEVI), com 374 alunos: o FURB Idiomas: oferece ensino de inglês, alemão e português; uma escola de educação continuada EDECON com 6 cursos e 165 alunos.

São 698 professores ativos e 523 servidores técnico-administrativos, em seis campi, com 807 mil metros quadrados de área total e 93,5 mil metros quadrados de área construída.

Ainda de acordo com a assessoria da FURB, são 207 salas de aula; 254 laboratórios; canais de Rádio e TV; 1181 bolsas de estudos, iniciação científica, pesquisa, extensão e estágio;161 projetos de pesquisa e extensão.

A FURB é uma instituição pública municipal, numa situação diferenciada no contexto geral do ensino superior. Presta importantes serviços públicos e comunitários, mas cobra tarifas que não são baratas de seus alunos.

Apesar dos pesares, a qualidade do ensino ainda é superior aos dos concorrentes.

Recentemente foi tema de debates na Câmara de Vereadores. Primeiro pelo curso sobre o “Golpe de 2016” e segundo por uma suposta situação de crise financeira e má gestão, que rendeu até uma ida do reitor João Natel lá, relembre aqui.

Sobre as apresentações musicais desta quarta-feira.

O primeiro concerto vai ficar por conta da Orquestra de Cordas da FURB. O início da apresentação está marcado para 19h, no Auditório do Bloco T, Campus 1. A programação é dedicada à música do século XVIII, com compositores como Antonio Vivaldi e Georg Philipp Telemann. Serão executados três concertos para instrumento solista e orquestra e uma participação especial, da professora do Curso de Música, Camila Werling.

A comemoração é dupla porque a Orquestra de Cordas da FURB, também festeja seus 10 anos de atividades.

Na sequência, às 20h, a FURB Jazz Band vai se apresentar no saguão em frente à Livraria da FURB no Bloco I, Campus 1. O repertório moderno da banda é descontraído e diversificado. Dessa forma, o público vai ter a oportunidade de sentir o ritmo do “easy listening” nas performances da Jazz Band. Profissionais, acadêmicos e voluntários integram o grupo que nasceu dentro da Orquestra da FURB, por meio do anseio dos músicos em diversificar o repertório.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta