Fundação Cultural lembra os 20 anos do falecimento de Lindolf Bell

Foto: divulgação PMB

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) prepara uma programação especial durante a semana do dia 10 de dezembro para homenagear o poeta timboense Lindolf Bell. Quem passar em frente à Praça Hercílio Luz na segunda-feira, às 10h30, receberá poemas do autor. A entrega será feita pelos colaboradores da FCBlu para lembrar os 20 anos do falecimento do escritor.

Ao longo da semana, o projeto Memória Digital, um espaço virtual que conta a história blumenauense, publicará passagens da vida do poeta que serão compartilhadas nas redes sociais.

Falecido 1998 com 60 anos, Lindolf também foi contador, crítico de artes, conselheiro estadual da cultura do Estado, promotor de eventos e professor, mas o reconhecimento nacional e internacional obteve ao alçar-se como líder do Movimento Catequese Poética, uma iniciativa que ampliou o alcance da poesia. Seu movimento iniciou em 1964 e mobilizou outros artistas, desenvolvendo uma nova linguagem poética e ampliando a intervenção social de jovens escritores. A Catequese Poética é considerada um marco tanto na cultura popular brasileira como na literatura. A partir de Lindolf Bell a poesia assumiu sua função transformadora do tempo, do homem e da sociedade.

O poeta casou-se com a artista plástica Elke Hering, com a qual teve três filhos: Pedro, Rafaela e Eduardo Bell. Após difundir seu movimento pelo Brasil e Exterior, fixou moradia em Blumenau. Juntamente com a esposa e os amigos Péricles e Arminda Prade, criou a Galeria Açu-Açu, a primeira de Santa Catarina.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta