Formatura virtual de Medicina entra para a história da FURB

Foto: divulgação
Pela primeira vez em seus 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau, na tarde desta sexta-feira, 29 de maio. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.
A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura online inédita, que durou cerca de uma hora. Como autoridades acadêmicas, além da reitora participaram o vice-reitor João Gurgel, o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde, Luiz Carlos Fonseca de Mello, o chefe do Departamento de Medicina e paraninfo, Tarcísio Lins Arcoverde, o coordenador do Curso de Medicina Ricardo Dantas Lopes e a professora patrona da turma Daniela Lemos Mezzomo.
A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV.
A chefe da DTI, Ana Lúcia Anacleto Reis, assinalou o desafio que foi essa realização: “foram horas de testes e verificações, contornamos várias pequenas dificuldades, com os recursos que tínhamos à disposição. Todas as pessoas trabalhando incansavelmente e sem hora de parar para conseguir ajudar no evento, colaborando com equipes da CCM e FURB TV. Mérito de todos!”. Ana Reis agradece o empenho da equipe de informática e assinala o esforço coletivo: “agora é seguir em frente e aprimorar as práticas e ferramentas com o aprendizado que construímos juntos”.
A opção pela cerimônia virtual deu-se em razão do afastamento social determinado por Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina; a formatura de Medicina é regulamentada pelo Ministério da Educação, que permite aos acadêmicos anteciparem suas colações de grau, para atuarem nas equipes de combate ao novo coronavírus.
A seguir o discurso proferido pela magnífica reitora Marcia Sardá Espindola e também o nome dos novos médicos formados pela Universidade Regional de Blumenau.
Boa tardeCumprimento as autoridades presentes
Excelentíssimo Vice-Reitor da FURB, Professor João Gurgel; professor Luiz Carlos Fonseca de Mello, vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde e homenageado como nome de turma; Professor Tarcízio Lins Arcoverde, chefe do Departamento de Medicina e paraninfo dos formandos; Professor Ricardo Dantas Lopes, coordenador do colegiado do Curso de Medicina; Professora Daniela Lemos Mezzomo, patrona dos formandos. 
Cumprimento e agradeço aos servidores da área de TI, do Setor de Comunicação e Marketing e da FURB TV pela dedicação para a realização desta cerimônia. Prezados convidados, docentes do curso de Medicina, homenageados, senhores pais, familiares e amigos dos formandos.
Queridos médicos e médicas agora egressos de nossa FURB.
Hoje é um dia especial. A turma de número 40 do Curso de Medicina entra para história desta Universidade, que completou 56 anos, como a primeira turma a colar grau de forma virtual. O estado de emergência em que nos encontramos em decorrência da pandemia pelo coronavírus, nos trouxe esse desafio, de continuarmos com nossas atividades, como a solenidade de colação de grau, que é o momento áureo da Universidade. Hoje realizando de forma remota estamos distantes, mas não menos emocionados.
Vocês são especiais, lutaram para ingressar na Universidade, lutaram a cada semestre para seguir adiante no curso, e no final continuaram lutando para que este dia acontecesse em meio a uma crise humanitária que elevou ainda mais a importância dos médicos em nossa sociedade.
 
O pouco tempo de convívio que tivemos, em momentos às vezes difíceis, mas muito profícuos, foi suficiente para reforçar nosso respeito e orgulho pelos profissionais que hoje se formam. De alguma forma aprendi com vocês a fazer melhor as atribuições da Universidade, vou levá-los na memória e no coração.
Para a antecipação dessa colação de grau cumprimos a Medida Provisória 934 do Governo Federal e recebemos autorização do Conselho Estadual de Ensino, que é quem nos regra. Assim tivemos a preocupação de validar todas as autorizações para não colocar em risco o registro profissional desta turma. Mas nosso curso de Medicina possui uma carga horária maior que a exigida pelo MEC, além disso vocês cumpriram muito mais do que o percentual exigido pelo Decreto, portanto, uma formação completa, passaram por todas as áreas médidas do currículo e foram validados pelo respeitado colegiado do Curso de Medicina da FURB. Um  colegiado que representa o excelente corpo docente deste curso, formado por profissionais e médicos respeitados, que tem um enorme zelo e dedicação pela formação de nossos estudantes de Medicina, e pela história de um curso que completa 30 anos. Formamos até hoje1379 profissionais em Medicina na FURB.
O curso de Medicina da FURB, desde a sua origem, se destaca por também realizar aulas práticas e internato em unidades de saúde municipais, no SUS e hospitais de Blumenau. Essa estratégia aproxima os estudantes da vida cotidiana das pessoas e desenvolve olhares acadêmicos críticos e voltados para os problemas reais da população. Acredito que esta formação os encorajou a solicitar a antecipação da formatura e a colocarem-se à disposição para o atendimento à população neste momento único e delicado que nos encontramos.
Mas a crise também colocou em evidência a importância dos profissionais de saúde, que na missão de salvar vidas ficam expostos na linha de frente deste enfrentamento. Colocou em evidência além da formação técnica, a formação Humana e a formação cidadã do profissional da saúde.
Colocou em evidência a importância das Universidades, pois são através dos dados de suas pesquisas que os governantes validam suas decisões e buscam através da ciência, produzida pelas Universidades, respostas a tantas incertezas. E a nossa FURB cumpre seu papel nesta hora, como uma Universidade Pública, dando suporte técnico à comunidade e agregando ainda mais às suas formações.
Desde o início da pandemia vocês demostraram coragem atuando presencialmente no Hospital Santo Antônio e no atendimento à população no programa Alô Saúde de Blumenau.
Por tudo isso vocês têm nossa admiração e respeito, especialmente agora que fazem parte deste time de heróis no combate ao vírus e no trato com o paciente.
A FURB – Universidade Regional de Blumenau, pelo seu corpo docente, discente e técnico, sente-se honrada em poder contribuir, através de cada um e cada uma de vocês, com essa benemérita e pungente missão que hoje vocês assumem. E hoje é um dia de celebração, pela realização de um sonho, de uma meta, pela conquista de uma vitória. Uma vitória de vocês, de seus familiares, amigos e nossa também, nos sentimos todos vitoriosos e honrados por essa conquista.
Desejo que sigam suas vidas e profissão com ética, zelo, humanidade e com amor nesta profissão tão nobre que tem na saúde do ser humano o alvo de toda sua atenção. Que neste momento único que estamos vivendo vocês sejam guiados pelos ensinamentos de Hipócrates, com fraternidade, caridade e solidariedade, e sigam suas carreiras alicerçados pelo conhecimento e guiados pelo amor e a coragem.
Agradeço por terem escolhido a FURB para suas formações, parabenizando-os pela conquista, desejando felicidade e sucesso.
Obrigada!
Declaro encerrada esta sessão. Tenham todos uma boa tarde!
(Reitora da FURB Marcia Sardá Espindola)
 
Os médicos formados em 29/05/2020 na 40ª turma do curso
de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) são:
 
Amanda Cristina Zimmermann
Andréia Baldin
Anna Karoline da Rocha
Augusto Basso de Moura
Beatriz Ferreira Nunes
Bruno Dalri Menestrina
Camila Naumann Pereira
Cayo Vinícius de Moraes Mendes
Daniel Kracik da Silva
Eduarda Felsky
Giovana Noemi Tanaka
Guilherme Guenther da Silva
Gustavo Cim Pacenko
Janaina Tognoli Alves
Jean Carlo Bolsoni Rodrigues
João Arthur Bortolotto
Jordano Luiz da Costa
José Augusto Kistner Junior
José Augusto Kistner Junior
Julia Soares Pereira
Juliana Andrade Góes
Laura Mielczarski Gomes Soares
Leonardo Bandeira de Andrade
Luana Maria Antonioli
Luís Armando da Silva
Luiza Ferreira da Silva
Marco Antonio Correa Nepomuceno
Maria Eduarda Figueiredo de Araújo
Mateus Leszczynski Guerra
Meiry Fabiane Janiro
Rafael Paini
Rafael Theis Stadnick
Roberto Konrad
Tadjana Hoffmann Rau
Thiago Fachini Nogueira
Thiago Pieroli Rodrigues
Yohanna Lima dos Santos
Yuri Carlos Ferreira Ortiz

Fonte: Furb

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*