Festa para os negócios: Oktoberfest impacta pequenas e médias empresas da região

Foto: divulgação

O principal evento deste mês na região é regado a chope artesanal, comidas típicas e atrai turistas de todos os cantos do Brasil e fora dele. Mas para que a Oktoberfest aconteça e continue sendo consagrada como a mais alemã das Américas, outros segmentos, além do gastronômico e cervejeiro, apesar de não estarem nos holofotes, são fundamentais. Limpeza, segurança, vestuário, marketing promocional e fotografia são alguns dos empreendimentos fortemente impactados durante a programação, que segue até o dia 27 de outubro em Blumenau.

A pesquisa Fecomércio SC de Turismo, em 2018, avaliou o impulso que os negócios de todos os portes sofrem direta ou indiretamente com as festas de outubro no estado. Em Blumenau, mais de 22% dos empresários avaliaram o movimento da cidade nesse período como muito bom. Além disso, os dados mostram que 100% dos visitantes vêm a lazer ou férias nesta época.

“Isso só traz benefícios para a economia local e dá a oportunidade para que os negócios ganhem destaque”, avalia o gerente regional do Sebrae/SC Vale, Donizete Böger. A entidade fomenta o empreendedorismo e auxilia em todos os trâmites burocráticos de quem está iniciando nesta área. “Para que um evento deste tamanho aconteça, o trabalho dos bastidores são essenciais. Sem as dezenas de empresas envolvidas, a Oktoberfest Blumenau não seria o que é hoje”, complementa.

A empresária Giselle Minella, por exemplo, viu na festa uma oportunidade de negócio. Proprietária da Le Lieu Sucré Bolacharia, percebeu que durante a Oktoberfest um item comum nas festas da Alemanha estava faltando. Trata-se da Lebkuchenherzen, bolacha em formato de coração que é tradição na festa de Munique. O produto, lançado especialmente para a celebração, está em seu terceiro ano de comercialização na cidade. “Temos muitos turistas nessa época e a bolacha, além de fazer parte dos costumes, tem o objetivo de transmitir mensagens de boas-vindas, amor e carinho a todos que vêm a Blumenau”, destaca. O item pode ser adquirido nos pavilhões da Oktoberfest, na Vila Germânica.

Fonte: Melz Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta