Fala de secretário de Educação de Gaspar sobre escola estadual repercute negativamente

Foto: Internet

Uma fala do secretário municipal de Educação de Gaspar, Emerson Antunes (PSD), durante uma reunião remota com professores e diretores da rede municipal de ensino pegou mal na cidade. Ele falou sobre a principal escola da rede pública estadual do município, a Escola Honório Miranda, que existe há 87 anos.

Emerson falou da situação da escola – cuja responsabilidade não é sua – quando virou secretário municipal, dizendo que ela estava tapada de mato e sujeira, afirmando que era o “retrato de uma escola pública”. E fez uma comparação  com uma escola da rede privada, falando que uma o aluno estudava para ser empregado e noutra para ser patrão.

O diretor da escola rebateu, gravando um outro vídeo. Dioney Luis Fernandes falou que a avaliação do secretário municipal é superficial, ofensiva e preconceituosa.

“…vejo que é uma grande ofensa pelos 87 anos da nossa escola, uma ofensa para todos os diretores que por lá passaram, uma ofensa a todos os nossos professores, para nossos serventes que se dedicam diariamente, uma ofensa para a nossa APP, que em reunião discute as melhorias na nossa escola, uma ofensa para os nossos alunos, uma ofensa para os nossos pais que nesta escola acreditam”, rebateu o diretor, que foi aluno da escola.

Confira:

Conversei com o Emerson Antunes no meio da tarde. Ele lamentava a repercussão, pediu desculpas para quem eventualmente se sentiu ofendido e pediu para que eu ouvisse a íntegra da fala dele, para entender o contexto. Recebi o vídeo, onde o secretário fez um discurso que oscila entre a realidade e a tentativa de motivação dos profissionais da rede frente a situação das escolas públicas hoje, seus modelos de ensino e a realidade do mundo hoje. “Para que possamos sonhar com a construção deste projeto de educação”, disse ao pedir empenho da categoria para realizar, junto com a equipe da Secretaria de Educação, avanços neste modelo educacional.

Confira na íntegra.

Um pouco antes da manifestação do secretário, a Prefeitura emitiu uma nota oficial, falando da importância da escola Honório Miranda.

Confira a nota na íntegra.

A Prefeitura de Gaspar vem por meio desta, reforçar que defende a parceria entre escolas municipais, estaduais e privadas e que fortalece a qualidade do ensino no município. Entre as instituições de ensino da nossa cidade está a Escola Honório Miranda que tem cumprido o seu papel na formação de cidadãos e na construção de um futuro cada vez melhor.

Reconhecemos o papel fundamental da Escola Honório Miranda na formação de milhares de gasparenses ao longo dos seus mais de 80 anos de história e reforçamos nosso compromisso em manter o diálogo, respeito e parcerias que sempre marcaram o relacionamento entre a Escola e a Prefeitura.

Reforçamos nosso compromisso com as todas as instituições de ensino que trabalham diariamente para garantir educação de qualidade para nossos jovens, que possamos trilhar caminhos de conquistas e um futuro cada vez mais promissor.

O vice-prefeito Marcelo Brick, que pertence ao mesmo PSD do secretário, também se pronunciou nas redes sociais.

“Eu tenho muito orgulho de ser sido aluno da Escola Honório Miranda. São mais de 80 anos de história, que orgulham nossa Gaspar. Reforço aqui, meu carinho, compromisso e respeito a todos os alunos, professores e comunidade escolar. Vou continuar trabalhando para garantir educação de qualidade aos nossos jovens. Que possamos trilhar caminhos de conquistas e um futuro cada vez mais promissor à todos.”

1 Comentário

  1. O diretor Dioney Luis Fernandes é maravilhoso! Não o conheço, nem a escola, mas vi seu vídeo como uma preciosidade. Quisera termos educadores de seu quilate frente aos postos públicos de gestão da Educação!! Esse caso revela mesmo o quanto o preconceito econômico cega os políticos de plantão.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*