Facebook começa a alertar usuários que tiveram as contas hackeadas

O Facebook começou a alertar os usuários sobre o incidente de segurança com milhões de dados de perfis acessados por pessoas não-autorizadas. Entre o fim da tarde e começo da noite desta terça-feira (16), a rede social começou a exibir alertas no topo da linha do tempo de seus utilizadores, prestando mais informações sobre o acontecimento e exatamente quais dados foram acessados.

A mensagem inicial é mais genérica, indicando que dados como nome, e-mail, número de telefone, data de nascimento e localizações recentes teriam sido obtidos por terceiros. Clicar no botão de “Saiba mais”, na sequência, traz mais informações sobre a vulnerabilidade e mostra precisamente quais dados foram visualizados durante o comprometimento das informações de mais de 50 milhões de pessoas.

Os dados teriam sido acessados por invasores, que se aproveitaram de uma vulnerabilidade no sistema de tokens de login da rede social. As informações que podem ter sido vazadas incluem: nome, endereço de e-mail principal, número de telefone recente, data de nascimento, páginas e pessoas seguidas pelo usuário, as 15 pesquisas mais recentes realizadas na rede social, os 10 últimos check-ins, gênero, idioma, dispositivos usados para acesso, status de relacionamento, religião, cidade natal e atual, informações sobre trabalho e educação e site pessoal.

Por outro lado, o Facebook é claro em afirmar que dados ainda mais sensíveis, como as senhas das contas ou informações financeiras, como números de cartão de crédito, não foram obtidos.

Em alguns casos, o Facebook é taxativo sobre o fato de que os dados não foram obtidos de maneira indevida, enquanto, em outros, afirma que a investigação ainda está em curso, mas que indícios dessa categoria não foram encontrados. Por enquanto, somente os usuários que tiveram seus dados visualizados por terceiros estão sendo informados diretamente pela plataforma.

Informações: CanalTech

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*