Expofeira com foco no produtor rural é uma das atrações da ExpoGaspar

Foto: divulgação PMG

A ExpoGaspar é maior feira multissetorial do Vale Europeu e ocorre nos dias 4, 5,6 e 7 de julho. Uma das principais atrações do evento é a Expofeira que acontece durante todos os dias da festa e é voltado para o agricultor e produtor rural de Gaspar e região. O evento acontece na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, localizada na Rua Hercílio Fides Zimmermann, 300, Margem Esquerda e tem entrada e visitação grauitas.

O objetivo da feira é promover um encontro entre os produtores rurais de Gaspar e outros municípios da região. Outra finalidade é mostrar o que é produzido no município. “A Expofeira também quer que o produtor rural de Gaspar possa se tornar mais conhecido, além de trazer novas tecnologias e novidades através das palestras, para assim, também melhorar a nossa produção”, explicou o secretário de agricultura Maurício Pamplona.

Podem participar da exposição todos os produtores rurais que desejam expor algum produto, empresas do ramo e agropecuárias. A previsão é de que participem da Expofeira cerca de 12 expositores com 120 bovinos, 350 aves e 150 ovinos. Para participar é necessário entrar em contato com a secretaria de agricultura pelo telefone (47) 3332-2990.

Diversas palestras também fazem parte da programação da Expofeira. Serão abordados vários ramos da agricultura e pecuária. Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar.

Na sexta-feira, 5, serão três palestras. Na parte da manhã, a partir das 9h, ocorre a palestra técnica com o tema Terneiro Angus Certificado, que é  um programa da associação brasileira de angus, uma raça de corte britânica. Na parte da tarde, mais duas palestras. A das 14h é  voltada para os produtores de arroz, que aborda o manejo de soja em áreas de arroz irrigado, o responsável pela palestra é o Engenheiro agrônomo Silvio Genro Júnior (RTV-BASF de Tubarão, Santa Catarina). Às 15h o tema é o uso de drones na aplicação de defensivos em insumos químicos na lavoura de arroz, que será ministrada pela Epagri.

No sábado, 6, durante a manhã acontece a palestra sobre Equinos com o tema: Administração de Cabanhas da Raça Crioula. Romeu Koch, que é técnico da associação Brasileira de criadores de Cavalos Crioulos e Leonardo de Oliveira Correa, Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Norte, estarão transmitindo seus conhecimentos para os interessados no tema. “A exposição de equinos cresceu muito na expofeira, são 50 animais confirmados de diversas raças, e a maioria é da raça Crioula. A palestra terá uma parte teórica e depois uma parte prática onde ocorrerá a demonstração da raça para os participantes”, explicou Henrique Pires, engenheiro agrônomo da Prefeitura.

No último dia da expofeira, no domingo, 07, ocorre a premiação com troféus de participação dos expositores.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta