Ex-deputado Jean Wyllys desperdiça a chance de ficar calado

Eu não gosto de pessoas e situações que evidenciam o uso de armas, por convicção pessoal. Por outro lado, meus mais de 30 anos em Blumenau me fazem perceber a cultura germânica que fez nascer e crescer a cidade, com todas suas nuances, atravessando gerações.

É uma tradição genuína, que envolve diversos aspectos, que vão da música, dança, gastronomia e muito mais, até as provas de tiro. Não há violência nestas provas e nem na cultura alemã, nem mesmo incitação.

O ex-deputado federal Jean Wyllys, ex-PSOL e hoje PT, resolveu se manifestar, em suas redes sociais, sobre o cartaz da edição deste ano da tradicional Schützenfest, realizada em Jaraguá do Sul. Disse que a imagem trabalharia com uma estética nazista e associa SC e a região ao local onde muitos nazistas vieram se esconder depois da guerra.

Perdeu a chance de ficar calado. Também achei de mau gosto o cartaz, mas até aí associar a práticas nazistas e generalizar uma população com esta pecha mostra que Wyllys pratica o que sempre critica, o preconceito, ou pré-conceito, além da ignorância.

Sim temos pessoas que concordam com práticas nazistas no Vale do Itajaí em pleno 2022, como tem em São Paulo, Paraná, Minas e por aí vai. Associar uma festa tradicional, que todos conhecemos, a um momento lamentável da história da humanidade é ser leviano. Para quê?

“Ao se manifestar preconceituosamente contra a festa o ex-parlamentar tenta desonrar uma das regiões mais prósperas de Santa Catarina e do Sul do Brasil, onde os índices de segurança e qualidade de vida estão entre os maiores do País, sendo exemplo para toda a Nação”, manifestou-se em nota oficial a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos) também se manifestou. “Lamento a postura do Cidadão e lhe sugiro pesquisar nossas tradições antes de disparar ataques preconceituosos, desmerecer o trabalho do artista que produziu o cartaz e lançar acusações sobre todo um povo, que assim como o restante do Brasil em suas mais variadas Culturas, tem muito orgulho de suas raízes e sua história!”

O deputado Ricardo Alba (União) gravou um vídeo onde chamou Wyllys de ignorante e o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), pré-candidato ao Governo, disse que o ex-deputado é um “papa-merda”.

A fala dos políticos vai ao encontro do sentimento da comunidade, com muitas manifestações de repúdio, principalmente do pessoal ligado à cultura e tradição.

Deputado federal por dois mandatos, teve participação importante na Câmara, principalmente defendendo bandeiras e leis em prol da diversidade. Esqueceu dela ao generalizar uma realidade que ele desconhece.

Não precisava.

2 Comentário

  1. O prefeito está certo,gente desta espécie não merece respeito.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*