Estudo mostra que 96% dos brasileiros possuem um smartphone, 99% destes têm o WhatsApp instalado

Quase toda pessoa no Brasil que possui um smartphone usa o WhatsApp, mostra uma nova pesquisa sobre mensageira realizada no país. O estudo também avaliou a relação das pessoas com os aplicativos Facebook Messenger, Instagram e Telegram, e mostra que este último dobrou a base por aqui no último ano.

No total, são 96% os brasileiros que possuem um smartphone, sendo que 99% destes têm o WhatsApp instalado. E nada menos que 98% desses usuários abrem o mensageiro quase todo dia, sendo 93% aqueles que o acessam ao menos uma vez todos os dias. O mais curioso é que não há usuários que possuem o app instalado e simplesmente não o acessam, todos entram no WhatsApp ao menos uma vez por mês.

Já o grande rival do mensageiro, o Telegram, mais que dobrou sua base de usuários no país ao longo de 2019, e hoje está instalado em 27% dos smartphones nacionais, saltando de 13% na pesquisa de janeiro de 2019. No entanto, 16% desses usuários não acessam o app nunca ou quase nunca, enquanto pouco mais de metade (53%) diz acessar ao menos quase todo dia. Apesar do crescimento, o Telegram ainda não caiu nas graças das pessoas no Brasil.

E o domínio do Facebook não se resume apenas ao WhatsApp. Messenger e Instagram também continuam em alta por aqui, com aumento no número de instalações em ambos os casos. O Messenger foi de 69% para 78% dos smartphones brasileiros entre 2019 e este ano, enquanto o Instagram cresceu ainda mais, pulando de 65% para 78%.

Mas a rede social de fotografias é mais usada diariamente do que o mensageiro: 64% acessam o Instagram todo dia, contra apenas 37% do Messenger. O mensageiro da rede social, aliás, perdeu usuários frequentes nesse último ano, apesar de ter aumentado a base de instalações.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi realizada online, e obteve respostas de 2.072 internautas brasileiros com mais de 16 anos de idade. Segundo os realizadores do estudo, foram respeitadas proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

Fonte: CanalTech

1 Comentário

  1. Substituiu a chamada telefônica e o SMS. Há anos não recebo um SMS que não seja spam.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*