Espaço Maker da escola estadual Senador Evelásio Vieira é inaugurado em Blumenau

Foto: divulgação

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 20, o segundo Espaço Maker em escolas das redes estadual, na Escola Senador Evelásio Vieira, que, apesar de funcionando desde fevereiro, também teve solenidade de entrega à comunidade.  A escola está localizada na Itoupavazinha.

O ambiente estimula a criatividade e inovação, com equipamentos que incluem cortadoras laser, impressoras 3D, kits de robótica e ferramentas de fabricação manual.

A secretária adjunta da SED, Maria Tereza Cobra, explica que o Espaço Maker é um ambiente para pensar, criar, testar e compartilhar, onde os estudantes podem desenvolver atividades que assumem a forma de projetos, protótipos e experimentos. Além disso, reforçou que o laboratório é um espaço de exploração para produzir soluções a partir de diferentes contextos.

“O Espaço Maker é uma iniciativa pioneira na educação pública. É um convite para a comunidade explorar conceitos tecnológicos, matemáticos e vinculados às áreas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Um espaço que representa uma grande caixa de ferramentas na unidade escolar, de fabricação manual e digital”, finalizou a secretária.

A primeira escola estadual a receber um laboratório Maker foi a EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada, de São José, em junho deste ano. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar outras 293 escolas estaduais com esses laboratórios, tornando Santa Catarina como a maior rede do país a investir neste modelo de educação tecnológica.

Já a nova escola de Blumenau tem 12 salas de aula, todas equipadas com lousa digital e projetor. Há cinco laboratórios, sendo um de tecnologia e outros quatro de ciências. Um ginásio para a prática esportiva e um amplo auditório, com capacidade para 300 pessoas, complementam a estrutura da escola. Uma biblioteca também está sendo organizada para reforçar as atividades escolares dos alunos.

“A escola vem para atender uma comunidade que precisava de Ensino Médio. Os estudantes não precisam mais se deslocar para outras regiões de Blumenau, pois a Evelásio oferece uma infraestrutura adequada para a dinâmica educacional. Os estudantes se identificaram com a escola, por isso se sentem acolhidos em um ambiente tecnológico em que eles podem colocar na prática o que sonham e desejam”, afirma o diretor da escola, Estevão José da Cunha.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*