Eleição para Conselho Tutelar movimenta Blumenau

Faltam ainda mais de dois meses, mas a eleição para os novos conselheiros tutelares já movimenta Blumenau e as redes sociais. São 90 candidato para 15 vaga, com um mandato de quatro anos. A eleição acontece no dia 6 de outubro e será feita através de urnas eletrônicas, em onze locais de votação. Não haverá biometria, portanto é importante levar o título de eleitor e um documento com foto.

O Conselheiro Tutelar é uma pessoa escolhida através do voto pela comunidade local para defender os direitos das crianças e adolescentes previstos no ECA, como a presença nas escolas, maus tratos e outras situações. Podem ser candidatos, qualquer um que tenha mais de 18 anos, idoneidade moral e curso superior em qualquer área.

Blumenau tem três Conselhos Tutelares, com cinco conselheiros cada: Intendência do Garcia, anexo ao prédio da FMD e no Salto do Norte.

A campanha eleitoral está liberada, mas não pode foto dos candidatos nas redes sociais. Contraditoriamente, videos são permitidos. A Legislação é federal.

A entrega do folders, santinhos, está liberada, mas respeitando as regras básicas de limpeza e asseio.

O salário é de R$ 4.406,00, com dedicação exclusiva, inclusive plantões. A reeleição é permitida e a Prefeitura estima que  cerca da metade dos atuais conselheiros colocaram o nome para a disputa.

O desafio é motivar o eleitor. Na última disputa, em 2015, cerca de 3% do eleitorado na época votou, oito mil votos. O eleitor só pode votar em um candidato.

Para saber os locais de votação, é preciso fazer uma peregrinação no site da Prefeitura, clicar no banner sobre a eleição e tentar adivinhar qual daqueles itens refere-se aos endereços.  Até perto da votação a administração promete intensificar a divulgação.

 

1 Comentário

  1. A Prefeitura tem que ter muito critério na escolha dos candidatos , não podem fazer do conselho tutelar o mesmo que fazem na Prefeitura e na Câmara . A Maioria dos comissionados são cargos leiloados , promessas de campanha , o conselho tutelar não é para qualquer ” Incompetente” .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*