Deputado Marcos da Rosa protocola projeto contra comemoração do Halloween nas escolas estaduais

Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado estadual Marcos da Rosa (União) protocolou nesta quarta-feira na ALESC, um projeto de lei para proibir a celebração do halloween (dia das bruxas) nas escolas públicas do Estado de Santa Catarina. O objetivo, de acordo com a proposta, é que seja proibido qualquer tipo de evento, atividade didática, comemorações, decoração ou festividades sobre o tema.

No final de outubro, o vereador Jovino Cardoso (SD) protocolou projeto semelhante na Câmara de Blumenau e na mesma sessão vereadora Silmara Miguel (PSD) usou 12 minutos de sua fala para protestar contra o Halloween, uma tradição cultural norte-americana que repercute em algumas escolas e no comércio. Os três – Jovino, Marcos da Rosa e Silmara – são da Igreja Assembleia de Deus e na política um é cria do outro. Marcos do Jovino, Silmara do Marcos.

Os argumentos do ex-vereador e agora deputado se referem a um fato isolado, ocorrido numa escola de Penha.

“É inadmissível que a escola promova qualquer tipo de situação que gere medo e trauma nas crianças. Nos últimos meses recebemos notícias ruins que aconteceram em várias escolas do país, até mesmo morte em sala de aula, deixando nossos alunos com medo, sendo que eles precisam é de um ambiente tranquilo, agradável para o aprendizado”, destacou o deputado.

Argumenta o halloween é originário de tradições estrangeiras – deixando de lado o Papai Noel -, que carrega consigo “uma simbologia de medo e obscuridade, contrariando os valores educativos, éticos e morais que a escola busca promover nos alunos.”

Diz ainda que, “a repercussão da celebração do halloween nas escolas tem sido extremamente negativa na comunidade escolar, com a reprovação de parte dos pais, mães, educadores e até mesmo dos próprios alunos”, afirmando ter recebido “diversas mensagens de pessoas reprovando este tipo de atitude por parte das escolas”.

Se aprovado pelos pares da Assembleia Legislativa, assim como a iniciativa de Jovino em Blumenau, teremos um problema a menos na educação pública local e estadual. (Contém ironia!!!)

2 Comentário

  1. Deveriam isto sim fazer um projeto que manda direto pra cadeia todo politico que rouba recursos da merenda escolar! Que tal, deputado?

  2. Parabéns, Deputado. Apresente projetos que são mais importantes para sociedade, como esse. Pelo menos, o que são sem importância como Saúde, Transporte, Estradas, Educação efetiva, Golpismo, Segurança alimentar, Segurança Pública, entre outros, não precisa apresentar porque o Senhor não deve ser informado em nada do que realmente acontece pelos seus acessórios.
    Tomara passar seu projeto, pois veremos o quão preocupados estão os Deputados nesse projeto pífio.
    Para muitos esse projeto é um absurdo, mas para a sua comunidade é uma salvação enviada por Deus…rsrsrs.
    Vai trabalhar, Deputado. Apresente Projetos importantes.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*