Debate de hoje com púlpito vazio

Confira os imbróglios sobre a teórica candidatura do PT:

Debate de hoje com púlpito vazio

Depois do debate na Band em que o Cabo Daciolo (Patriota) roubou a cena, a RedeTV!, em parceria com a revista IstoÉ, promove o segundo debate eleitoral entre os candidatos à Presidência da República. O encontro será ao vivo, às 22h, com mediação de Amanda Klein, Boris Casoy e Mariana Godoy.

No debate: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (REDE) e uma novidade, um púlpito vazio representando o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Como foi no último, eu vou comentar o debate no Twitter do Informe Blumenau: @informeblu

Lula está fora do debate

O ministro do TSE, Sérgio Banhos rejeitou o pedido do PT que buscava a permissão para o ex-presidente Lula participar do debate de hoje na RedeTV!.

“A presente petição não comporta conhecimento”, escreveu. Banhos disse que “é fato público, notório
e incontroverso no campo da existência que a segregação imposta ao pretenso candidato decorre de determinação exarada pela Justiça Comum.”

Segundo ele, a Justiça Eleitoral não pode “intervir em ambiente carcerário”.

Mas…

O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou hoje que acolheu pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva e recomendou que o Brasil garanta os direitos políticos do ex-presidente que, mesmo preso, registrou sua candidatura à Presidência nas eleições de outubro na Justiça Eleitoral.

“O Comitê pediu que o Brasil tome todas as medidas necessárias para garantir que Lula possa usufruir e exercitar seus direitos políticos enquanto está na prisão, como um candidato nas eleições presidenciais de 2018”, afirmou o órgão, em comunicado.

O texto se refere a uma solicitação feita em 27 de julho pela defesa do ex-presidente e tem como base o artigo 25 do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário desde os anos 1980, no governo José Sarney (MDB).

Informações BBC Brasil

Sobre a candidatura de Lula

O ministro do TSE, Luís Roberto Barroso, pode apresentar uma decisão monocrática a respeito da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a qualquer momento a partir desta sexta-feira (17).
O registro da candidatura do ex-presidente foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico e já consta no processo da candidatura na Justiça Eleitoral.
É a partir do edital que se abrem os prazos para análises e questionamentos.

Informações UOL

É o tipo de queda de braço que não faz bem a ninguém. Que se cumpra a lei, para ambos os lados!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*