Curta-metragem produzido em Blumenau será lançado pelo YouTube na próxima quarta

Foto: divulgação

Idealizado há cerca de cinco anos como um espetáculo de teatro, Enquanto o Céu Devora os Dias será enfim apresentado ao público no próximo dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, às 20h. O palco, no entanto, será a Internet. A pandemia da Covid-19 trouxe uma possibilidade de mudança de formato à obra, que surge agora como um curta-metragem viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, lançada no final de 2020 em Blumenau como uma forma de auxiliar artistas e produtores culturais durante a crise.

Enquanto o Céu Devora os Dias conta a história de duas mulheres que experienciam a amizade e o amor. De forma sensível e não-realista, sem apelos fáceis, a obra traz uma discussão necessária sobre a violência contra a população LGBTQI+, que segue sofrendo com discursos e atos de ódio na sociedade brasileira.

O curta será exibido, no dia 21, pelo Youtube do diretor Fábio Hostert. Serão oferecidas versões com legendas e libras para ampliar o acesso ao vídeo, além de um formato de podcast. Após a estreia, os participantes do projeto participarão de uma live com o público nos mesmos canais. A partir do dia 22, o curta estará disponível também no perfil oficial do projeto no Instagram (@enquanto.o.ceu).

Um projeto coletivo

O diretor Fábio Hostert e as atrizes Giovanna Bittencourt e Isa Müller, protagonistas do curta, começaram a desenvolver o espetáculo aos poucos, ao longo dos últimos anos, inspirados pela música “Enquanto o Céu Devora os Dias”, de autoria do escritor Gregory Haertel e do compositor Edu Colvara. Com o lançamento da Lei Aldir Blanc, o fotógrafo e jornalista Leo Laps propôs ao grupo de artistas a transformação do espetáculo em um projeto audiovisual, adaptando a obra a estes estranhos tempos de distanciamento social. O roteiro foi reescrito por Haertel e a música-tema, regravada pela cantora Mareike e pelo pianista Junior Marques. Assim, o projeto se tornou coletivo, reunindo artistas de diversas áreas  da cidade de Blumenau, fomentando a cena cultural em um momento tão difícil e complicado para quem vive de arte.

Serviço

Estreia do curta-metragem Enquanto o Céu Devora os Dias. Dia 21 de abril, quarta-feira, às 20h, nos canais youtube.com/c/fabiohostert. Gratuito.
Siga o projeto no perfil oficial do Instagram: @enquanto.o.ceu

Fonte: Leo Laps

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta