Debate sobre a nova sede da Câmara de Blumenau avança

Foto: Jessica Moraes/CMB

A discussão sobre a construção da nova sede do Legislativo de Blumenau começa a esquentar. Há um consenso entre os vereadores,  sobre ter um espaço próprio e fugir do aluguel. Mas são muitas as divergências sobre o conceito e a localização da nova Câmara Municipal.

Embalado por uma sugestão do diretor-geral José Carlos Oechsler (PSDB), o presidente Marcos da Rosa (DEM)  colocou a proposta de se erguer um um prédio junto ao espaço onde está o centenário prédio da Fundação Cultural e um horto botânico da época de Doutor Blumenau e Fritz Muller. A ideia foi defendida pelo vereador Ito (PR), na sessão de terça-feira, 18.

Também na mesma sessão, Alexandre Caminha (PROS) sugeriu o prédio do antigo BESC, na Rua XV, perto da Rua Amadeu da Luz. Virou Banco do Brasil e o espaço está abandonado.

O líder do Governo, Sylvio Zimmermann (PSDB), trouxe para o debate o prédio do antigo Fórum, em frente a Prefeitura. No local está o Procon, o juizado de pequenas causas e o Núcleo de Prática Jurídica da FURB.

Todas propostas cheias de boas intenções e com pouco estudo. Sugestão apenas. Chute.

Mas é assim que se constrói este debate.

E aqui saúdo a postura do vereador Alexandre Mathias (PSDB), na tribuna nesta quinta-feira. Declarou seu posicionamento contrário sobre a construção da sede da Câmara de Vereadores no terreno da Fundação Cultural, mas, como todos, que é a favor da Casa ter sua própria sede para acabar com os gastos de aluguel.

Foi o único que trouxe para o debate a descentralização da sede do Parlamento. Uma importante reflexão, é preciso desafogar a região central de Blumenau. Lembro, na década de 2000, da discussão de expandir a cidade para a região norte.

Quando no ano passado o Executivo doou aqueles terrenos no entorno da rodoviária, na Itoupava Norte, a iniciativa foi saudada por tirar o parlamento do centro. Um ano depois aquela área não serve.

Pode ser que não sirva mesmo.

O importante é o amplo debate, antes de qualquer ação. Debate entre os vereadores, com a Prefeitura e com a sociedade.

Foto: Jessica Moraes/CMB

2 Comentário

  1. O Procon não está mais no Prédio do Forum. O prédio do Besc é uma boa e o prédio que era ocupado pela fazenda do Estado também é uma bela opção.

  2. Só falam em sair do aluguel, mas não querem sair do centro, pois precisariam se deslocar um pouco, o que mandaria um tempo a mais a serviço do povo sem receber. Bando de ….

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*