Controle da obesidade e prevenção de diabetes com o consumo de abacate

Foto: reprodução

Um estudo foi publicado recentemente na revista Molecular Nutrition and Food Research fala sobre um composto encontrado apenas em abacates que pode inibir processos celulares associados à ocorrência de diabetes sem causar efeitos adversos.

Demonstrando assim que, o abacate além de conter gorduras saudáveis, melhorar a visão, reduzir o nível de problemas e doenças no coração, é um excelente anti-inflamatório natural, ótima fonte de potássio, pode ser também um ótimo aliado contra o diabetes tipo 2 e obesidade.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018. A obesidade é uma condição crônica e uma das principais causas de diabetes tipo 2. A resistência à insulina em pacientes diabéticos significa que seus corpos são incapazes de remover adequadamente a glicose do sangue.

Normalmente, a oxidação de ácidos graxos permite que o corpo queime gorduras. A obesidade ou diabetes dificulta esse processo, levando à oxidação incompleta.

Os pesquisadores descobriram que a gordura encontrada apenas em abacates contribui para reduzir a resistência à insulina.

No estudo foram analisados camundongos induzidos à obesidade onde metade deles receberam em sua dieta o composto encontrado no abacate. Observou-se que os camundongos tratados pesavam significativamente menos do que os do grupo que não recebeu o composto em sua dieta, mostrando um ganho de peso mais lento e maior sensibilidade à insulina, o que significa que seus corpos foram capazes de absorver e queimar glicose no sangue e melhorar sua resposta à insulina.

Lembrando sempre que uma dieta balanceada é essencial para o bom funcionamento do corpo humano podemos ter no abacate um forte aliado para nos mantermos saudáveis.

Mesmo que tudo isso não tenho sido demonstrado na ingestão do abacate in natura, a introdução deste alimento na sua dieta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e uma opção saborosa e versátil para variar o cardápio do seu dia a dia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta